Aumento médio de salários das empresas em Portugal vai diminuir em 2025. Saiba quanto

De acordo com o survey semestral “2024 Salary Budget Planning”, da WTW, 41% das organizações com actividade no nosso país participante relatam que os seus orçamentos salariais para o ciclo de 2024 são inferiores aos do ano passado. Se 2024 regista um aumento médio de salários de 4.0%, para 2025 espera-se um aumento médio de 3.7%.

 

As entidades empregadoras referem que o período de elevadas demissões e rotatividade já passou e que as organizações mantêm o número de efectivos, e por isso se tornaram mais conservadores com os seus orçamentos salariais.

O estudo demonstra que 80% das empresas em Portugal procuram uma estabilidade a longo prazo na sua base de colaboradores. Entre as restantes, 14% pretendem aumentar o recrutamento nos próximos 12 meses, reduzindo-se a 6% aquelas que o pretendem diminuir.

A inflação pode ter impacto nos orçamentos salariais em ambos os sentidos. As organizações em Portugal que reduziram os orçamentos salariais referiram como principais causas as pressões inflacionistas, as preocupações relacionadas com a gestão de custos e os resultados financeiros mais fracos.

Por outro lado, as organizações que aumentaram os orçamentos salariais este ano referiram as pressões inflacionistas e um mercado de trabalho mais restrito. A inflação desceu significativamente em 2024 para 2,5% e prevê-se que continue a descer em 2025.

De acordo com as conclusões deste estudo, as organizações com actividade no nosso país estão a tomar medidas para dar resposta às actuais condições de mercado e às necessidades das equipas, colocando uma maior ênfase na diversidade, equidade e inclusão, maior flexibilidade no local de trabalho e melhoria da experiência dos recursos humanos.

Ler Mais