Há quatro escolas de negócios portuguesas com mestrados de Gestão entre os melhores do mundo. Saiba que posições ocupam no ranking

Portugal tem quatro escolas de negócios entre as melhores do mundo, no que diz respeito a mestrados de gestão, segundo o ranking Masters in Management do jornal britânico “Financial Times” (FT) divulgado hoje, dia 9 de Setembro.

 

Nova School of Business and Economics (Nova SBE) ocupa o 8.º lugar no ranking Masters in Management do Financial Times representa, o que representa face a 2023, uma subida de sete lugares na classificação global e a continuação da liderança em Portugal.

Para os resultados alcançados, a escola destacou-se nos indicadores internacionais de mobilidade e experiência académica, assim como no critério de pegada de carbono (que avalia as emissões de carbono da escola nos últimos três anos); e atingiu ainda uma pontuação de 9,31 de satisfação numa escala de 10.

Já a Católica Lisbon School of Business & Economics ocupa o 27.º lugar, tendo descido uma posição em relação ao ano passado. De acordo com a escola de negócios, entre os vários critérios que contribuem para estes excelentes resultados, como a taxa de empregabilidade de 97% nos três meses após a conclusão do mestrado, é de destacar também a elevada proporção de professores (38%) e alunos (93%) internacionais, bem como paridade de género nos alunos e professores. Esta notável diversidade cultural contribui para o enriquecimento da aprendizagem e experiência académica, com um vasto leque de perspectivas.

O ranking conta ainda com a presença do ISCTE Business School ocupa a posição 60.º do ranking liderado pela University of St Gallen, tendo subido dois lugares em relação ao ano passado. Este mestrado em Gestão de Empresas da Iscte Business School registou um crescimento de 15% no número de estudantes internacionais, destaca o ranking “Financial Times Masters in Management 2024”.

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) alcançou a 70.ª posição entre as instituições seleccionadas. O mestrado da FEP destaca-se como o melhor curso em Portugal no que toca ao retorno do investimento académico, significando que os diplomados recuperam rapidamente o valor investido, considerando os salários atuais, a duração do curso e as propinas.

Em termos de progressão de carreira, lidera em Portugal (1ª posição) e ocupa a 8.ª posição a nível mundial, evidenciando-se pela capacidade dos seus estudantes de alcançarem posições de maior responsabilidade e integrarem organizações de grande dimensão após a conclusão do curso.  A FEP ocupa a 1.ª posição em Portugal e as 9.ª-11.ª posições mundialmente no que diz respeito à presença feminina entre os estudantes, e a 2.ª posição em Portugal e as 15.ª-17.ª posições a nível mundial quanto à proporção de mulheres no corpo docente.

O ranking Masters in Management do Financial Times avalia, anualmente, os 100 melhores mestrados de gestão no mundo, contemplando para isso um total de 19 indicadores para classificar a qualidade do mestrado, dos quais se destacam as métricas ‘progressão de carreira  e mobilidade dos graduados’, ‘diversidade do corpo docente e discente’ e, mais recentemente, a ‘pegada de carbono da escola’.

Ler Mais