
8 hábitos emocionais que o impedem de se tornar um líder
As nossas próprias emoções podem ser um obstáculo no nosso caminho para o sucesso. Todas as formas que a inteligência emocional são importantes para o sucesso, mas às vezes as nossas emoções podem ser prejudiciais. Especialmente quando a situação é tensa, gerir os problemas com base nas emoções geralmente não é a melhor opção.
Aqui estão alguns exemplos de comportamentos emocionais que muitas vezes são prejudiciais. Se alguma destas atitudes lhe soa familiar, então pare e questione-se sobre os resultados que tem alcançado e o que precisa mudar para chegar onde quer.
1. Faz o que é fácil em vez do que é certo.
Como o velho ditado diz, o que é certo geralmente não é fácil, e o que é fácil normalmente não é certo. Nunca tenha vergonha ou medo de fazer o que é certo, porque isso traz um sentimento bom muito mais duradouro.
2. Faz o que é conveniente em vez de estar comprometido.
Quando está comprometido, tenta manter o rumo, mas a conveniência é o inimigo de seguir adiante. O compromisso é permanecer fiel ao que disse que ia fazer, mesmo se não estiver com disposição para tal. Conveniência ao extremo fá-lo nunca fazer nada, por isso não olhe para a satisfação nesse sentido.
3. Baseia as suas decisões no que é popular em vez do que é intuitivo.
As nossas emoções atraem-nos muitas vezes para as soluções mais populares, mas estará melhor servido se substituir esse impulso e fizer o que faz sentido para si, seja popular ou não a decisão. A tomada de decisões não é sobre popularidade, mas sobre encontrar algo que funcione. Ir contra a multidão é a essência da liderança.
4. Permite que a sua atitude o controle em vez do contrário.
Quando permite que a raiva, a apatia ou orgulho o impeçam de realizar o que se propôs fazer, estraga o seu próprio trabalho e o daqueles que o rodeiam. Não deixe que as suas emoções o controlem.
5. Está à espera de que algo aconteça em vez de criar as suas oportunidades.
Ser passivo significa que deixa o seu futuro nas mãos de alguém, sem que possa confiar no que vai acontecer a seguir. Quando liderar de uma posição de confiança, vai segurar o assunto nas suas próprias mãos e criar uma dinâmica onde ela não existe.
6. Sai quando surge um problema em vez de procurar soluções.
É natural querer sair quando as coisas ficam difíceis, mas se fizer isso está a permitir que sejam as suas emoções a liderar. O carácter e propósito exigem que cale essa voz interior e trabalhe para encontrar soluções criativas.
7. Anda de mau humor em vez de praticar a confiabilidade.
Para muitas pessoas, a instabilidade nasce do medo de parecer chato e previsível. Tudo é sobre como se sentem, o que querem, e o que estão a fazer para obtê-lo. Mas quando têm uma forte influência sobre as suas emoções, são capazes de permanecer estáveis em todas as circunstâncias e desafios – sem sacrificar a sua capacidade de ser espontâneo e divertido.
Desenvolver a consciência e manter as suas emoções sob controlo pode ser uma tarefa difícil. Mas vai apreciar ter feito esse trabalho interior, quando as tarefas são difíceis, quando é preciso mudar e quando os desafios estão presentes.