Governo vai voltar a aplicar aumento da taxa de carbono nos combustíveis. Veja como vão estar os preços na próxima semana
O descongelamento das taxas de carbono por parte do Governo tem condicionado as descidas dos preços dos combustíveis e o mesmo voltará a acontecer na próxima semana.
A ligeira descida dos preços prevista a partir de segunda-feira será “compensada” por um aumento das taxas cobradas pelo Governo – o terceiro seguido nas últimas semanas.
«A evolução das cotações em euros aponta para uma descida dos preços de 1 cêntimo por litro na gasolina, ao passo o litro de gasóleo vai descer até 2 cêntimos», adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à Executive Digest.
Os preços dos postos junto aos hipermercados seguem a mesma linha. «A tendência da próxima semana será para uma descida de 0,00905 euros na gasolina e de 0,01796 euros no gasóleo», avançou outra fonte.
O descongelamento da taxa de carbono aplicável na venda de combustíveis, naquele que vai o terceiro agravamento em menos de um mês, significa que, a partir de segunda-feira, a taxa de carbono agrava-se em 1,5 cêntimos por litro na gasolina e 1,6 cêntimos no gasóleo, anulando os efeitos que se esperariam das descidas de preço dos combustíveis.
Assim, o encargo da taxa de carbono para os consumidores, por litro de combustível, passam a ser de 18,4 no caso da gasolina e de 20 cêntimos/litro no caso do gasóleo.