Sérvulo anuncia três novos sócios de Capital
Francisca Mendes da Costa, Pedro Fernández Sánchez e Teresa Pala Schwalbach são os novos sócios de Capital da Sérvulo & Associados. No ano em que comemora 25 anos, a Sociedade reforça o compromisso com o futuro, numa aposta crescente de valorização da excelência da sua equipa.
Francisca Mendes da Costa está na Sérvulo desde 2008. É sócia do departamento de Direito Público e co-responsável pela rede Sérvulo Latitude. Reconhecida pelos principais directórios internacionais como key contact em matérias jurídicas multi-jurisdicionais, Francisca tem vasta experiência na assessoria a entidades do sector público e privado na celebração e negociação de contratos públicos, designadamente no âmbito de parcerias público-privadas rodoviárias, ferroviárias e no sector da saúde, bem como na elaboração e acompanhamento de procedimentos de concursos públicos internacionais.
Tem ainda especialização no domínio do contencioso e arbitragem de direito administrativo. Tem ainda participado na execução e coordenação de inúmeros projetos em Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 2005, é pós-graduada em Direito da Água e em Contratação Pública e detém um Intensive International Master of Laws pela Academia Europeia de Direito Público, bem como Formação de Executivos, na Católica Lisbon School of Business & Economics, no Programa de Contabilidade e Finanças.
Pedro Fernández Sánchez é sócio no departamento de Direito Público e está na Sérvulo desde 2005. É professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e doutor em Direito pela mesma Faculdade. É vice-presidente do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas e investigador principal do Centro de Investigação de Direito Público (Lisbon Public Law).
Tem sido responsável pela realização de dezenas de estudos e pareceres jurídicos a pedido de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, nas áreas do Direito Constitucional e do Direito Administrativo. Tem também sido membro das equipas responsáveis pela redacção de projectos legislativos estruturantes para o Direito Público Português, incluindo da equipa de redacção do Código dos Contratos Públicos de 2008 e dos diplomas de revisão do mesmo Código.
É ainda consultor convidado para a redacção de projectos legislativos em outros Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. É igualmente orador e formador convidado pelo Governo Português e por outras entidades públicas e privadas para formação do respectivo pessoal nas áreas do Direito Constitucional e do Direito Administrativo. Fundador e primeiro director da Revista de Direito Administrativo, é autor de dezenas de livros e de artigos no âmbito das matérias de Direito Constitucional e do Direito Administrativo.
Teresa Pala Schwalbach é sócia do departamento de Direito Fiscal e responsável pelo Scandinavian Desk da Sérvulo. Na sociedade desde 2015, reúne uma vasta experiência na assessoria em operações de investimento em diversos sectores e, ainda, na análise, planeamento e apoio na implementação de operações de reorganização societária. Presta, designadamente, apoio a empresas e particulares que desejam investir em Portugal, com especial enfoque nos países escandinavos.
Trabalhou na assessoria à preparação de legislação fiscal em Portugal e em Moçambique, incluindo áreas como seguros, petróleo e gás, e o sector financeiro. Tem um MBA, pela ESADE Business School de Barcelona e é ainda pós-graduada em Gestão para Juristas e Fiscalidade, pela Universidade Católica Portuguesa. É oradora e formadora convidada em inúmeras conferências e formações, no âmbito do Direito Fiscal.
«Estas nomeações resultam da reconhecida solidez jurídica em que alicerçaram as suas carreiras, de uma apurada visão estratégica e de fortes competências pessoais e profissionais. Estes advogados, que são hoje uma referência, a nível nacional e internacional, têm feito um caminho ímpar e diferenciador, que muito contribuiu para os resultados positivos que alcançámos nos últimos anos», destaca Manuel Magalhães, Managing partner da Sérvulo.
Com as mais recentes nomeações, a Sérvulo passa a contar com uma equipa de 17 sócios de capital, num universo de mais de 120 advogados.