Programa educativo (gratuito) de tecnologias criativas para jovens já chegou a Lisboa
Já foi inaugurado o TUMO Lisboa, o segundo Centro de Tecnologias Criativas em Portugal, localizado no Beato Innovation District – Factory Lisbon. Este espaço oferece um programa educativo a jovens dos 12 aos 18 anos, proporcionando-lhes a oportunidade de desenvolver competências nas áreas da tecnologia e da criatividade através de um modelo de ensino colaborativo e personalizado, totalmente gratuito.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de representantes do sector da educação, incluindo o Ministro da Educação, directores de escolas de Lisboa, além de outras figuras relevantes da comunidade educativa. Juntaram-se a estes os fundadores do TUMO na Arménia e os representantes dos parceiros institucionais e privados que tornaram o projeto possível: Fundação ”la Caixa”, com a colaboração do BPI, Claude and Sofia Marion Foundation, Fundação Galp, José de Mello, Vanguard Properties, Fundação PHC, Fundação Santander Portugal, MEO e Worten.
Com o sucesso já estabelecido pelo TUMO Coimbra, Lisboa segue o caminho da inovação educativa ao disponibilizar a jovens da capital uma experiência educativa focada em oito áreas de competência: Fotografia, Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica. O programa é complementar ao ensino formal e visa preparar as novas gerações para os desafios da economia digital, promovendo a igualdade de oportunidades e a mobilidade social.
O TUMO Lisboa destaca-se por workshops práticos liderados por especialistas. As actividades ocorrem em sessões de duas horas, duas vezes por semana, em horário pós-escolar, e os jovens têm a liberdade de seguir o seu próprio ritmo de desenvolvimento, sempre acompanhados por mentores que os guiam ao longo do processo.
O TUMO Lisboa foi concebido para ser um espaço inclusivo, onde todos os jovens, independentemente do seu contexto, possam desenvolver competências essenciais para o mundo digital. Este centro, que acolherá até 1500 jovens, oferece um programa completamente gratuito, graças ao apoio de um conjunto de parceiros privados que partilham a visão de uma educação acessível e inclusiva.
Entre os principais parceiros fundadores estão a Fundação ”la Caixa”, com a colaboração do BPI, Claude and Sofia Marion Foundation, Fundação Galp, José de Mello, Vanguard Properties, aos quais se juntam a Fundação PHC, Fundação Santander Portugal, MEO e Worten.
Com a inauguração do TUMO Lisboa, Portugal reforça a rede global do TUMO – Center for Creative Technologies, que já conta com mais de 25 mil estudantes em países como a Alemanha, França, Japão e Estados Unidos.