Câmara Municipal de Lisboa
Empresa Pública:
Um modelo de Gestão de Pessoas que mudou o relacionamento com a cidade. Tudo começou com uma visão e uma estratégia clara na área dos Recursos Humanos. Passou-se depois a um modelo integrado de Gestão de Pessoas, que começou logo a produzir resultados e a definir boas práticas. Sinteticamente, são estes os passos que comprovam o sucesso das medidas transformadoras da actuação da Câmara Municipal de Lisboa e a tornam já uma referência nacional e internacional, dentro da administração pública, no campo da Gestão das Pessoas, categoria para a qual foi escolhida pelo júri dos prémios Human Resources Portugal. Para os responsáveis autárquicos, «a gestão de recursos humanos é essencial para que a CML possa prestar um bom serviço à cidade». O actual modelo integrado mudou a tradicional relação burocratizada, focada no curto prazo, e passou para uma gestão estratégica das pessoas. «É afinal através delas que se concretizam os objectivos da organização». São oito os eixos paritários neste modelo, começando desde logo pela (1) estratégia, (2) liderança partilhada e (3) sistema de comunicação interna permanente. A aposta no (4) desenvolvimento das competências e (5) valorização dos trabalhadores tem um programa específico, implicando o seu (6) envolvimento activo na vida da estrutura e dos seus serviços. A (7) responsabilidade social interna e a melhoria constante do (8) ambiente de trabalho saudável completam este círculo estratégico que mudou a cultura organizacional da CML e o seu relacionamento com os cidadãos e a cidade.