Quais são as prioridades dos executivos?
O estudo da Borderless, consultora internacional de pesquisa executiva, revela o motor para o crescimento empresarial.
Executivos querem querem maior desenvolvimento e formação de líderes, dá conta o estudo “Desenvolvimento da Liderança 2016” realizado pelo Departamento de Pesquisa da Borderless.
Surpreendentemente, 44% dos executivos caracterizam o desenvolvimento da liderança nas suas organizações como pobre.
O estudo recolheu a percepção de cerca de mil executivos seniores de várias indústrias. A elevada taxa de resposta e a profundidade do feedback fornecido demonstram que a relevância do desenvolvimento da liderança é alta e que este é considerado um elemento essencial na estratégia e crescimento empresarial.
Principais descobertas:
- Acredita-se que o desenvolvimento da liderança pode ser um motor fundamental para garantir a entrega de resultados empresariais (43%) e o crescimento empresarial (20%).
- Perto de metade dos inquiridos (44%) caracteriza o desenvolvimento da liderança na sua organização como pobre, e mais de metade (54%) descreve-o como ineficaz.
- Uma grande maioria (quase 60%) está insatisfeita com o investimento da sua organização nas actividades destinadas ao desenvolvimento da liderança, e mais de 65% afirma que o investimento da sua organização nesse tipo de actividades reduziu ou estagnou nos últimos anos.
- 29% dos inquiridos não sabe se a sua organização possui algum tipo de programa de formação ou orientação de liderança.
- A maioria (56%) acredita que o apoio da administração de topo é um factor crítico de sucesso para garantir o efectivo desenvolvimento da liderança no seio das organizações.
A perspectiva da Borderless:
O nível de satisfação em relação à eficácia e investimento no desenvolvimento da liderança é baixo, o que sugere, por um lado, que foram realizados poucos esforços por parte das organizações para estabelecer programas de desenvolvimento de liderança ou, por outro lado, que o que foi estabelecido não preencheu as expectativas dos executivos.
«Ao eleger todos os elementos que entram na construção de um negócio de sucesso, parece que muitos líderes empresariais não consideram o desenvolvimento da liderança como um imperativo estratégico», afirma Niels-Peter van Doorn, líder do departamento de Consultadoria de Liderança na Borderless.
Enquanto que a maioria argumenta que uma liderança eficaz é necessária para atingir resultados empresariais positivos, a pouca importância dada ao desenvolvimento sugere que os líderes devem possuir todas as competências essenciais de forma inata. Esta situação reflecte-se na tendência corporativa em contratar executivos seniores em vez de fazer crescer e avançar com executivos de dentro. “A excessiva dependência de contratações externas pode frustrar ou desmotivar equipas o que pode, consequentemente, intensificar desafios organizacionais internos”, avisa Niels-Peter.
Sobre a Borderless:
Fundada em 2000, a Borderless é uma empresa de consultadoria de pesquisa executiva, de liderança internacional e de serviço completo, combinando conhecimento empresarial com factores humanos dentro das organizações.