Quando um trabalhador se despede, faça-lhe (sempre) estas perguntas

Há perguntas que as empresas fazem quando o trabalhador se despede e isso serve apenas para obterem um feedback. As empresas apenas querem saber o que estes trabalhadores têm a dizer sobre a sua função, equipa, cultura da empresa e motivos para a saída. O objectivo é aprenderem para melhorar o ambiente de trabalho para os colaboradores actuais e para os futuros. O The Muse revela algumas das perguntas que podem ser feitas quando um colaborador está de saída de empresa.

São elas:

1. Porque quer deixar o seu cargo actual?
Esta é a pergunta-chave que a empresa quer que seja respondida. Com isto, o empregador quer perceber duas questões essenciais. Primeiro, se houve algum motivo que levou à sua saída, por exemplo, problemas com o seu chefe ou um colega de trabalho. Segundo, perceber se há algum problema com a função que precise de ser resolvida antes de arranjar um substituto.

 

2. Qual foi o maior motivo que o levou a aceitar o novo emprego?
Não precisa de partilhar todos os detalhes sobre a posição para a qual vai, mas deve estar preparado para ouvir algumas perguntas nesse sentido. Os responsáveis ​​das empresas querem ter uma ideia de como está a concorrência.

Seja por questões salariais melhores ou algo sobre a cultura da empresa, compartilhar essa informação ajuda a empresa a permanecer no caminho certo com seus concorrentes e isto é importante ao atrair novos talentos.

 

3. O que menos gostava no seu trabalho?
Esta é a sua oportunidade de ser honesto e compartilhar as reclamações relacionadas com o trabalho, que normalmente reservava para comentar com os seus colegas e amigos.

 

4. Acha que estava adequadamente equipado para fazer bem o seu trabalho?
As empresas também querem obter informações sobre como os funcionários qualificados se sentem, e esta pergunta é uma óptima maneira de determinar isso. Pode parecer estranho expor as suas queixas sobre falta de formação, tecnologia inútil ou uma equipa completamente anti comunicável, mas a empresa sabe que há um motivo. Portanto, expor tudo isso ajudará a empresa a identificar áreas de melhoria a longo prazo.

 

5. Como era a sua relação com o seu chefe?
O seu relacionamento com o seu chefe foi provavelmente o mais influente na sua vida profissional diária, então a empresa quer saber o que é bom e mau. Prepare-se também para dar algumas sugestões de melhoria.

 

6. Sentiu-se valorizado e reconhecido dentro da empresa?
As empresas fazem esta pergunta para saber se os seus métodos actuais de reconhecimento de colaboradores são eficazes ou não. Isto tem um impacto directo na produtividade, motivação e taxas de retenção. Até pode ter sido reconhecido por grandes marcos ou conquistas, mas as tarefas do dia a dia que agregaram valor consistente à empresa nunca foram reconhecidas. Então, este é o momento de partilhar como podiam ter melhorado com um sistema mais abrangente e frequente de reconhecimento.

 

7. O que mais gostava no seu trabalho?
Embora o principal objectivo das entrevistas de saída seja obter feedback construtivo, isso não significa que não terá oportunidade de destacar quaisquer pontos positivos. Saber o que mais gostou no seu trabalho, seja tarefas, a equipa ou até happy hours, vai ajudar a empresa a expandir esses pontos, mas também a destacar essas características atraentes ao anunciar a sua vaga.

 

8. Recomendaria a empresa a um amigo? Porquê?
Mesmo que vá deixar a empresa, os gestores querem que fale bem de sua experiência a colegas e amigos. Mas se está tão insatisfeito que não há forma alguma de falar bem, a empresa precisa de saber, para que possa corrigir os problemas. Então, esteja à vontade para dar exemplos específicos de cada situação.

Ler Mais