Adopção de novas tecnologias é «inevitável» e vai ter impacto na economia portuguesa

A adopção de novas tecnologias é inevitável e já está a acontecer com impacto significativo nas tarefas actuais, segundo um estudo da McKinsey sobre o futuro do trabalho e a oportunidade de Portugal melhorar a produtividade.

 

De acordo com o “Future of Work: Automação com GenAI: Oportunidade única para melhorar a produtividade em Portugal”, elaborado pelo McKinsey Global Institute (MGI), em colaboração com a Nova School of Business and Economics (SBE), a adopção de novas tecnologias “é inevitável”.

«A automação e GenAI [inteligência artificial generativa] é inevitável e está a acontecer e vai ter um impacto significativo na economia em Portugal», acrescenta Duarte Begonha, sócio da McKinsey & Company.

De acordo com o estudo, o investimento nas novas tecnologias, incluindo a GenAI, é uma realidade já actual com diferentes níveis de adopção à escala e o seu impacto na transformação de actividades existentes é inevitável.

Áreas como inteligência artificial (IA) generativa, IA aplicada, a conectividade avançada ou a cloud e edge computing já apresentam um nível de maior maturidade, ou seja, «a tecnologia já existe e já está a ser aplicada» na sociedade e no mundo empresarial, explica Duarte Begonha. Depois há outras menos maduras, mas onde está «a ser investido a nível global muito dinheiro», acrescenta.

«Há muito investimento na tecnologia, muitas das tecnologias já estão na fase da maturidade bastante significativa e isto vai acontecer e vai ter impacto em Portugal», prossegue o responsável.

Há uma série de actividades «que são feitas nos diferentes empregos em Portugal em que o impacto da tecnologia vai ser bastante alto – e isto é geral», salienta Duarte Begonha.

As actividades «de processamento, mais previsíveis e repetitivas são as mais automatizáveis», refere o estudo.

«Na parte da tomada de decisão, por exemplo na aplicação de conhecimento especializado que (…) agora com o GenAI, em particular, vai ter um impacto enorme no desempenho de tarefas», explica.

«Hoje em dia ainda há muitas tarefas manuais, nomeadamente na parte do processamento de informação, de tratamento e mesmo na recolha de dados que com automação vai ser feito de uma forma muito diferente», aponta.

Em tarefas mais rotineiras a robótica também vai desempenhar um papel importante.

Ler Mais