Há vida depois de “pendurar as chuteiras”. Este programa quer capacitar (e integrar) mulheres futebolistas
A Visa, empresa de pagamentos digitais, em parceria com o Banco BPI e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), lança em Portugal a primeira edição do The Second Half, programa de desenvolvimento profissional que ajuda as futebolistas a reconhecer que as suas competências são transferíveis para outras esferas profissionais, mostrando como poderão aplicá-las fora dos relvados, seja no desporto ou noutras áreas.
Na fase de “pendurarem as chuteiras”, as atletas terão a oportunidade de usufruir deste programa através de formações internas e externas em áreas como literacia financeira, branding pessoal, planeamento de carreira, comunicação e liderança.
O programa inclui também a participação de mentores e oportunidades de estágios e experiências profissionais, com o objectivo de promover uma transição bem-sucedida para uma nova fase da vida das atletas.
O programa da Visa ‘The Second Half’ oferece três componentes principais:
- Formação: Sessões interactivas adaptadas às necessidades e interesses das jogadoras, com foco no desenvolvimento de competências possíveis de transferir para outros sectores.
- Networking: Promoção de uma rede de contactos que as apoiará na exploração de novas oportunidades profissionais.
- Mentoria: Contacto com mentores de diversas áreas, fora do mundo do futebol, para ampliar as perspectivas de carreira.
O programa ‘The Second Half’ está aberto tanto para actuais jogadoras como para ex-jogadoras da Primeira Divisão da Liga de Futebol Feminino. Para se adaptar à agenda das participantes e ser compatível com treinos e jogos das futebolistas, todo o programa decorre online. O período de inscrições abrirá a partir de Novembro.
Portugal junta-se agora ao grupo de países europeus que lançaram o programa ‘The Second Half’ em 2021 – Reino Unido e Espanha –, na qual já participaram mais de 120 atletas.