Vai abrir negócio por conta própria? Há um novo guia com todas as dicas, do início de actividade aos impostos, até aos apoios existentes

O Guia para os Trabalhadores Independentes, do Doutor Finanças quer ajudar todas as pessoas que pretendem iniciar a sua actividade ou negócio por conta própria, ou lembrar aos que já o fazem algumas obrigações e direitos, actualizados.

 

Existem várias situações em que pode ser necessário abrir actividade junto das Finanças como trabalhador independente, quer seja para começar a prestar diferentes serviços ou mesmo para fazer vendas por conta própria. No entanto, antes de avançar, é importante conhecer alguns passos para evitar enganos e incómodos futuros.

Este guia xplica os principais tópicos a ter em consideração, desde o início à cessação da actividade, além das obrigações e direitos de quem passa recibos verdes. Uma ferramenta composta por diversas temáticas e que pretende simplificar a vida de todos os interessados.

«Iniciar actividade por conta própria é um projecto desafiante. Além de toda a componente do negócio existe um sem-fim de questões legais e fiscais com que lidar, nomeadamente dúvidas, sobre o que é necessário fazer, que impostos e contribuições se paga, quais as obrigações declarativas. É aqui que entra o guia que lançamos agora, uma ferramenta que será, certamente, muito útil, durante toda a jornada dos trabalhadores independentes», refere Sérgio Cardoso, administrador com o pelouro da Academia Doutor Finanças.

No guia, são abordadas várias questões como o Código de Classificação de Actividades Económicas (CAE), como funciona o IVA nestes casos, o que ter em conta no regime simplificado ou contabilidade organizada, retenção na fonte de IRS, emissão de recibos verdes vs. acto isolado, contribuições para a Segurança Social, apoios sociais, entre outros temas.

O guia esclarece ainda se estes trabalhadores têm as mesmas condições de acesso a crédito habitação e dá dicas de como gerir da melhor forma os rendimentos.

Ler Mais