Esta empresa já tem “aliados da diversidade” e um guia de comportamento inclusivo
A Canon lançou um “Programa de Aliados da Diversidade” e o seu primeiro Guia de Comportamento Inclusivo para a região EMEA. O objectivo é reforçar o compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I).
Ambos foram apresentados num evento especial, que contou com a participação de Gema Hassen-Bay, atleta paraolímpica e especialista em diversidade e liderança sustentável.
O objectivo deste novo manual é tornar todos os membros da empresa mais conscientes em relação aos comportamentos inclusivos que se esperam no seio da mesma, tanto a nível individual como em equipa, em todos os assuntos relacionados com a DE&I.
O documento está alinhado com a filosofia da Canon, ‘Kyosei’ (viver e trabalhar em conjunto para o bem comum), bem como com o espírito ‘San-ji’, que promove a automotivação (tomar a iniciativa e ser-se proativo), a autogestão (comportar-se de forma responsável) e o autoconhecimento (conhecer-se a si mesmo/a e ao papel que deve desempenhar em todas as situações).
Entre outros temas, o guia oferece sugestões sobre como promover a autoconsciência, alguns comportamentos inclusivos que podem ser adoptados de forma simples, exemplos de ferramentas práticas para a autorreflexão, e oportunidades de aprendizagem para ajudar os colaboradores da multinacional a serem mais inclusivos, tanto a nível individual como em equipa, com acções concretas para gestores e outros membros promoverem a segurança psicológica e a inclusão.
A par da apresentação deste guia, a equipa da Canon celebrou um dia especial em que os protagonistas foram os “Aliados da Diversidade” – colaboradores da Canon que voluntariamente decidiram aderir a este novo Programa para desempenharem um papel mais activo no que toca a DE&I.
Entre outras responsabilidades, tal envolve manterem-se formados e informados sobre as questões de DE&I, entrando em acção no caso de presenciarem situações de discriminação. Também vão fazer parte de grupos de discussão para fazer evoluir os vectores que compõem a estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão da Canon (género, LGBTIQ+, geracional, funcional, talentos); e podem ainda propor ideias e contribuir com reflexões.
Em suma, o papel dos “Aliados da Diversidade” é contribuir para o objectivo da Canon de criar um local de trabalho diverso, inclusivo e equitativo, que reflicta as diversas comunidades em que a empresa está presente, bem como os clientes que serve. Para isto, devem actuar como defensores destes valores e contribuir para a criação de um ambiente de trabalho onde as pessoas são valorizadas, respeitadas, têm um forte sentimento de pertença e podem prosperar pessoal e profissionalmente.
Durante o evento – cuja abertura foi levada a cabo por Philippe Marxuach, director de Recursos Humanos da Canon Espanha e Portugal, e que foi depois conduzido por Elena Llavador, Learning & Development manager da Canon Espanha e Portugal – os participantes descobriram mais sobre diversidade, equidade e inclusão no local de trabalho, bem como sobre os pilares estratégicos pelos quais a Canon se rege neste âmbito.
Também conheceram as acções específicas que estão a ser realizadas, como a inclusão de novas métricas, comportamentos de liderança inclusivos e os benefícios que trazem, tanto para o ambiente de trabalho como para a gestão dos clientes.
«Cada pessoa desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente inclusivo onde todos se sintam valorizados e apoiados, independentemente de quem sejam. Através das nossas acções formativas e corporativas e da apresentação do nosso novo guia, fornecemos às nossas equipas ferramentas e orientações concretas que podem seguir para ajudar a criar um local de trabalho onde todos têm igual acesso a oportunidades e recursos, se sentem respeitados e valorizados e podem desenvolver-se pessoal e profissionalmente», explicou Elena Llavador.
O evento contou ainda com a participação de Gema Hassen-Bay, pioneira da esgrima paraolímpica e primeira medalhada de Espanha na modalidade, nos Jogos Paralímpicos de Barcelona 1992.