Escola de Gestão portuguesa recebe distinção internacional como centro de excelência mundial

A NOVA Information Management School (NOVA IMS) foi distinguida pela Celonis, empresa de soluções de Process Mining, como um dos 15 Centros de Excelência Mundial em Process Mining (em português, “mineração” de processos), uma área do conhecimento que se situa entre a gestão de processos de negócios e a ciência de dados,  para o ano académico de 2024-2025.

Seleccionada entre mais de 700 instituições de ensino de todo o mundo, a NOVA IMS é a única representante portuguesa neste grupo, alcançando esta distinção pelo quarto ano consecutivo.

O Process Mining está a transformar o mundo dos negócios, permitindo às empresas passarem de processos idealizados para análises baseadas em dados reais. Esta tecnologia utiliza registos digitais gerados pelos sistemas de informação das organizações para mapear e analisar os seus processos em detalhe, oferecendo uma visão clara de como as operações acontecem na prática.

Reconhecida como um centro de excelência mundial em Process Mining, a NOVA IMS tornou-se um parceiro estratégico da Nokia em 2021, quando a multinacional consolidou o seu Centro de Serviços Globais em Portugal. A parceria deu também origem à unidade curricular Process Mining powered by Nokia, que permite aos estudantes trabalharem directamente com casos reais, ligando conhecimento académico a aplicações práticas e preparando-os para liderar a transformação digital.

«Este reconhecimento como centro de excelência mundial é mais do que um prémio; é um testemunho do impacto que estamos a gerar. Na NOVA IMS, estamos a formar a próxima geração de especialistas capazes de transformar dados em decisões e de ajudar as organizações a criar valor real e sustentável», afirma Frederico Cruz Jesus, professor da NOVA IMS.