Foi lançado um livro para ajudar organizações de saúde a lidarem com problemas de reputação e imagem

O “Manual de Gestão de Riscos e de Resposta à Crise” apresenta oito boas práticas para prevenir e mitigar os impactos das crises na imagem das organizações de saúde. Desenvolvido pela Onya Health, agência de comunicação especializada no sector, este manual é um guia prático que promove estratégias de comunicação.
«O lançamento deste manual acontece num contexto crítico para o sector da saúde. Os recentes acontecimentos e as consequências fatais da greve do INEM sublinham a necessidade de um planeamento sólido em comunicação de crise», explica Vânia Lima, directora-geral da agência.
O manual oferece uma abordagem estruturada para crises, identificando as suas respectivas fases, desde a identificação dos potenciais riscos até ao pós-crise. Inclui ainda directrizes para a formação de gabinetes de crise e aconselhamento de formação em media training. O objectivo é que as organizações de saúde estejam preparadas para enfrentar qualquer problema de reputação de forma coordenada, com mensagens-chave que transmitam segurança e empatia.
A agência de comunicação garante também que o manual será enviado aos Conselhos de Administração das Unidades Locais de Saúde nos próximos dias. «Sabemos que os hospitais têm poucos recursos e, em muitos casos, a comunicação não é uma prioridade. Esperamos que este ebook possa ser uma ferramenta para lidar de forma mais consciente, informada e sensibilizada com os problemas de imagem com que muitas destas ULS vivem.»
O manual está disponível online e de forma gratuita aqui.