Acha que está a pagar muito de IMI? Veja aqui se vale a pena pedir reavaliação do imóvel

No mês em que a maioria dos proprietários terá de pagar IMI, a DECO PROteste lembra que até 31 de Dezembro é possível pedir-se a reavaliação dos imóveis para reduzir o valor deste imposto. Porém, antes de o fazer, o proprietário deve sempre simular e perceber se é vantajoso.
Desde 2022 mais de 1,7 milhões de euros de poupança em IMI foram calculados no simulador de IMI da DECO PROteste, “Pague menos IMI”, um valor significativo que se traduz em 52 mil simulações e que demonstra a importância de verificar se o imóvel está correctamente avaliado.
Nestes três anos, foram 10 os municípios com maior potencial de poupança identificada pelo simulador da DECO PROteste: Seixal, Coimbra, Cascais, Vila Franca de Xira, Sesimbra, Mafra, Almada, Maia, Palmela e Gondomar.
Além do aviso quanto à possibilidade de poupança, a DECO PROteste continua a apelar junto do Governo e dos grupos parlamentares por mais justiça fiscal: «que o limite de isenção para habitação própria e permanente possa ser actualizado de 125 mil euros para 150 mil euros, reflectindo a realidade do mercado imobiliário e da evolução de preços».
Esta reivindicação, integrada nas propostas da DECO PROteste para o Orçamento do Estado para 2025, visa aliviar a carga fiscal sobre as famílias portuguesas e criar condições mais justas para os consumidores.
Datas importantes:
  • 30 de Novembro de 2024:
    • Pagamento da segunda prestação do IMI (para imóveis com IMI superior a 100 euros e a segunda prestação para imóveis com IMI superior a 500 euros).
  • 31 de Dezembro
    • Pedido de reavaliação do valor de imóveis junto das Finanças.