Nove países juntam-se para criar rede europeia de ensino. E Portugal está representado
A Universidade Francisco de Vitória, em Madrid, será palco de nova sessão de trabalhos presenciais da Universidade Europeia, liderada pelo Politécnico de Santarém. Nos dias 9 e 10 de Dezembro, representantes das instituições de ensino parceiras vão reunir-se para consolidar o plano estratégico da ACE²-EU, com actuação directa das equipas de coordenação de cada um dos 8 work packages.
A ACE²-EU – Applied, Connected, Entrepreneurial & Engaged – European University, constitui uma aliança multidisciplinar entre nove países, que pretende consolidar o posicionamento do Espaço Europeu de Educação e promover relações e oportunidades de aprendizagem transnacionais, para mais de 56 mil estudantes, de 53 escolas.
A criação de uma rede de ensino mais conectada visa assim «garantir o acesso a oportunidades de conhecimento e colaboração significativas, que capacitem os estudantes, docentes e investigadores para lidarem com os desafios do futuro».
João Moutão, presidente do Politécnico de Santarém, refere que «a implementação de iniciativas como os workshops científicos, as actividades de mobilidade académica internacional e os estágios culturais ou a construção de uma Academia de Empreendedorismo, reflete a visão e ambição a longo prazo de estabelecer uma rede de cooperação que transforme e eleve o panorama do ensino superior na Europa, capacitando as comunidades académicas para enfrentarem os desafios globais do mercado e da sociedade.»