4 mitos sobre o “engagement” dos colaboradores

O “engagement” dos colaboradores é sinónimo de produtividade, satisfação profissional, maior concentração nos clientes entre outras coisas. Pelo menos isto é o que é comummente aceite. Mas o que é significa verdadeiramente este “envolvimento”?

 

O grande problema, e a questão que se deve debater, é a relação entre um colaborador e a empresa. Isto porque há quem defenda que o “engagement” é o que o negócio ou a organização quer e a felicidade é o que os colaboradores procuram e desejam. Por isso, e como em quase tudo na vida, o ideal seria que se olhasse para o que o outro quer. Mas, na maioria das vezes, não é exactamente isso que acontece.

Mesmo que esteja a lutar pelo “engagement” ou pela felicidade, existem 4 mitos que os líderes deveriam conhecer:

Mito 1: «Não existem provas de que a felicidade dos colaboradores beneficie a empresa»

Esta afirmação não é propriamente correcta. Um estudo da BI Worldwide chegou à conclusão de que 9 em cada 10 colaboradores felizes concordam com a seguinte frase: “Sinto-me na obrigação de trabalhar o máximo que puder pela minha organização”. Por outro lado, apenas seis em cada 10 colaboradores infelizes concordam com a afirmação.

O mesmo estudo refere ainda que 94% dos colaboradores felizes concordam com a frase: “Estou disposto a trabalhar especialmente muito pelos meus clientes”. Em relação aos colaboradores infelizes, apenas 69% se revêm nesta afirmação.

Mito 2: «É possível ser-se feliz no trabalho, mas não ter “engagement”»

Teoricamente isto pode ser verdade. Mas na prática não é. Sucessivos estudos e amostras demonstram que na grande maioria dos casos, os colaboradores com “engagement” são felizes, e os colaboradores felizes acabam por ter “engagement”.

Mito 3: «Medir a felicidade profissional não é suficiente para reter os melhores e alcançar o sucesso»

Já se chegou também à conclusão que mais de metade dos colaboradores infelizes planeiam deixar a organização num prazo de 12 meses, enquanto apenas 23% daqueles que são felizes no seu trabalho querem sair.

Mito 4: «A felicidade dos colaboradores pode ser consequência da sua preguiça»

Muitos líderes acreditam que a felicidade dos seus colaboradores se deve às mordomias que têm à sua disposição (comida gratuita, carro da empresa, amigos com quem falar etc.) No entanto, mesmo este tipo de felicidade não impede a oferta de esforço e dedicação pela organização.

Aliás, são cada vez menos os colaboradores que tentam fazer o menos possível pela empresa.

 

 

 

 

 

 

 

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