São estas as competências essenciais para os profissionais de Customer Service (e o salário pode chegar aos 85 mil euros ano)
O estudo anual da Michael Page sobre as principais tendências do mercado de trabalho para o próximo ano para quadros executivos em empresas de grande dimensão mostra que o mercado de Customer Service está em constante evolução, com a automação, a personalização e o omnicanal a liderar as tendências. Para os profissionais deste sector, a adaptabilidade e as competências tecnológicas são fundamentais para o sucesso e a progressão profissional.
Ferramentas avançadas de trabalho e comunicação têm sido essenciais para o sucesso do trabalho remoto neste setor, garantindo a eficiência e a segurança dos dados processados. No entanto, o mercado enfrenta desafios constantes. Manter a qualidade do atendimento requer consistência e uma formação contínua das equipas. A gestão e a privacidade dos dados, assim como o uso ético da IA, são preocupações prioritárias para as empresas em 2025.
O recrutamento incide nos candidatos com competências tecnológicas e fluência em diferentes idiomas, valorizando ainda as soft skills, com destaque para a comunicação e empatia.
Como referência salarial, nas empresas de grande dimensão e multinacionais, a função de Customer Service Specialist, pode ganhar até 21 mil euros por ano, Operador de Backoffice (Português), até 17 mil euros enquanto para uma língua nórdica pode ascender aos 42 mil euros. Para a função de Contact Center Manager, o plafond máximo pode ir até aos 85 mil euros.