Associação da Hotelaria de Portugal lança novo programa de Responsabilidade Social e Ambiental
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) lançou programa HEART, sucessor do HOSPES. O programa, cujo nome simboliza a essência da hospitalidade – acolher com empatia e cuidado – representa uma evolução natural do HOSPES, mantendo os pilares fundamentais, como a doação de bens e a promoção da economia circular, o emprego inclusivo e o voluntariado corporativo, fortalecendo o alinhamento do sector com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
«Este programa reforça o papel do sector hoteleiro como um agente de mudança, cuidando não apenas de quem recebe e dos seus trabalhadores, mas também do planeta e das comunidades», destaca a vice-presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira.
Desde o início deste Programa de Responsabilidade Social e Ambiental, mais de 278 mil bens que seriam descartados foram redireccionados para quase 200 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), gerando uma poupança estimada de 6,5 milhões de euros.
Com pequenas mudanças implementadas pelos 347 hotéis participantes, foi também possível economizar cerca de 774 milhões de litros de água na última década. Um passo no sentido de reduzir a pegada ambiental no turismo, sector que é responsável por cerca de 5% das emissões globais de gases de efeito estufa, com uma previsão de aumento de 130% até 2035.
No entanto, a AHP acredita que é possível reverter este cenário. «Já não é uma questão de ‘se’ vamos descarbonizar, mas sim de ‘quando’ e ‘como’. E a resposta é: agora, com acções concretas e monitorização contínua do Programa HEART», reforça a associação
«Com o HEART, queremos demonstrar que cada ação conta. Este é um compromisso do sector hoteleiro português com um futuro mais sustentável para todos», conclui Cristina Siza Vieira.