Quase dos metade dos profissionais portugueses estão preocupados com a estabilidade do seu emprego a longo prazo. Eis porquê

Pela primeira vez, Portugal integra o Global Workforce of the Future Report 2024 da Adecco, um estudo oferece uma visão detalhada sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) no mercado de trabalho, e que revela que 40% dos colaboradores estão preocupados com a estabilidade do seu emprego a longo prazo.

 

O estudo mostra que 83% dos colaboradores tencionam permanecer no seu emprego actual, o número mais elevado dos últimos anos.

O mesmo estudo revela que 13% dos inquiridos perderam os seus empregos devido à IA. Em 2023, apenas 8% das pessoas se preocupavam com esta questão.

Além disso, uma hora é o tempo médio por dia, que o uso da IA permite poupar aos colaboradores e 28% deles investem-no num trabalho mias criativo.

Apenas 25% dos colaboradores concluíram formação sobre como aplicar a IA no mercado de trabalho.

A IA está a transformar o mundo do trabalho, e Portugal não é excepção. Apesar de alguns desafios, como a necessidade de formação em competências digitais, segundo o estudo, a adopção da IA apresenta diversas oportunidades:

Aumento da produtividade: A automação de tarefas rotineiras permite que os colaboradores se concentrem em atividades estratégicas e criativas, dando origem a maior eficiência organizacional.

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Criação de novos empregos: A implementação da IA está a originar novas funções, especialmente nas áreas de desenvolvimento tecnológico e análise de dados.

Inovação nos setores tradicionais: Setores como a indústria transformadora, transportes e mobilidade podem beneficiar da IA para otimizar processos e melhorar a competitividade.

Ler Mais