Sabe (realmente) como estão e como se sentem os seus colaboradores? Faça as perguntas certas. Estas três são muito simples e dão-lhe a resposta
Manter a equipa envolvida e conectada é fundamental, mas entre agendas cheias e trabalho remoto, é fácil conversas com significado passarem despercebidas. Fazer as perguntas certas e mostrar que se preocupa faz toda a diferença. A Harvard Business Review partilha por onde começar.
Para não perder o controlo de como os seus colaboradores estão realmente a sentir-se, faça estas perguntas:
Como se sente hoje numa escala de 1 a 10?
Perguntar simplesmente “Está tudo bem?” pode levar a respostas curtas e pouco específicas. Uma pontuação numérica convida à autorreflexão. Continue com “O que está a contribuir para essa pontuação?” para aprofundar mais, especialmente para os colaboradores remotos que se podem sentir desligados ou solitários.
O que o entusiasma fora do trabalho?
Esta simples pergunta cria afinidade e revela interesses pessoais. Não pressione se alguém estiver hesitante em partilhar — a confiança leva tempo a ser construída. Mas, com o tempo, estas conversas criam espaço para abertura e ligação.
Extrai significado do seu trabalho? Se não, que alterações poderão ajudar?
Compreender o que motiva os membros da sua equipa é essencial. Pergunte sobre os altos e baixos da sua função e ouça sem interromper. Pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença na motivação, sentimento de pertença, empenho e produtividade.