Portuguesa foi reconhecida (pelo segundo ano consecutivo) como uma das mais influentes do mundo no Retalho
Maria Estarreja, directora Executiva do Retail Innovation Lab da Católica-Lisbon e professora convidada nos Programas de mestrado de Marketing e Estratégia, foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como uma das personalidades mais influentes no sector do retalho a nível global. Este reconhecimento foi atribuído no âmbito do “Top Retail Experts 2025”, promovido pela revista norte-americana Rethink Retail em colaboração com a Microsoft e a Cognizant.
O Top Retail Experts (TRE) é um reconhecimento internacional nas indústrias do Retalho e dos Bens de Consumo Embalados (CPG). A distinção anual celebra profissionais que demonstram uma «liderança visionária e um contributo» para o desenvolvimento do sector em diversas categorias, como Academia, analistas, associações, consultores, finanças, media, imobiliário, especialistas e tecnologia. Os premiados são seleccionados com base em critérios rigorosos, incluindo participações em eventos globais, publicações relevantes, e impacto mediático e académico.
Maria Estarreja foi reconhecida na categoria de Academia, que destaca profissionais cujo trabalho conecta o conhecimento académico com as necessidades práticas da indústria. A sua contribuição inclui inúmeras participações em conferências internacionais, iniciativas inovadoras no sector e uma forte presença em projectos que moldam o futuro do retalho, reflexo do seu percurso profissional e académico sólido e vasto.
«É uma honra receber este reconhecimento pelo segundo ano consecutivo. Este é um reflexo do trabalho colaborativo e da dedicação à inovação no sector do retalho. Continuarei empenhada em criar pontes entre o conhecimento académico e as necessidades da indústria, promovendo soluções sustentáveis e de impacto», afirmou Maria Estarreja.
Com uma carreira de mais de 20 anos em posições de liderança no marketing, vendas e gestão de marcas em multinacionais como P&G, Grupo Nutrinveste, Nutricafés, Super Bock Group e Católica-Lisbon, Maria Estarreja geriu marcas como Super Bock, Carlsberg, Pedras, Somersby, Vitalis, Católica-Lisbon, Nicola, Fairy, Ariel, entre outras. Também exerceu cargos de relevância no setor, como directora do Retalho Especializado (lojas Nicola) e vice-presidente de associações representativas.
Actualmente, é directora executiva do Retail Innovation Lab da Católica-Lisbon para além de ser professora na Instituição, onde lidera iniciativas que unem academia e indústria, desempenha funções de administração na Cerealis, é fundadora da VICI Consultancy & Marketing e Presidente do Knowledge Center e directora de Marketing Global do Grupo Lusíadas Saúde.