
Como atrair, seleccionar e integrar talentos
Já está à venda um manual prático detalhado com respostas aos actuais requisitos para um recrutamento de sucesso.
A editora Lidel apresenta o novo livro “Atracção, Selecção e Integração de Talentos” da autoria e Adelino Alves Cardoso, consultor, formador e professor do ensino superior nas Áreas Comportamentais e de Gestão de Pessoas.
Contrariamente à Revolução Industrial, época em que os trabalhadores eram considerados “apêndices” das máquinas desvalorizando-se o factor pessoa, hoje em dia as empresas incutem um valor acrescido aos seus colaboradores, considerando-os essenciais à sua sobrevivência e vitórias. Contudo, as rápidas e imprevisíveis mudanças empresariais conduziram a nova geração de profissionais para uma realidade muito diferente à vivida pelos seus pais. Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente e volátil, tornou-se imperativo demonstrar que flexibilidade, polivalência e valor pessoal são uma mais-valia.
Destinado principalmente aos responsáveis de organizações que directa ou indirectamente lidam com a gestão de pessoas, o livro tem como primordial objectivo ajudar e orientar as empresas nos processos de selecção e recrutamento cada vez mais desafiantes, permitindo que se destaquem no mercado como employer branding. Mas a obra é também dirigida a consultores, formadores, professores e alunos de todas as áreas de Gestão.
Para se perceber melhor o alcance do trabalho aqui fica um excerto presente na introdução:
«A luta pelos melhores talentos tem levado as empresas a sofisticar as suas formas de atração e de sedução de profissionais, quer dos que se apresentam disponíveis no mercado do trabalho, quer daqueles que é necessário pesquisar diretamente, qual Diógenes da antiga Grécia que procurava os homens virtuosos com uma lanterna em pleno dia».