
Como manter os melhores colaboradores
A sociedade está a mudar. Anda mais depressa, a informação corre a grande velocidade e com isto os negócios também se estão a adaptar.
A consequência mais imediata é a rotatividade dos colaboradores que acontece a um nível nunca antas visto. E os primeiros a sair, e a continuar com as suas vidas noutros sítios são os melhores e os mais talentosos.
São aqueles que apresentam melhores resultados e que lideram as suas equipas ao sucesso que deixam os líderes e CEO’s com um desafio difícil: “como é que os vou substituir?”. Apenas uma minoria é insubstituível, mas a melhor maneira de evitar este problema é manter os melhores colaboradores na empresa. Aqui fica como o conseguir em apenas dois passos:
Mantenha-os dentro da cultura da organização
A melhor maneira de manter as suas estrelas é manter uma cultura que os motive, desenvolva e que corresponda às suas ambições e expectativas.
Mas em primeiro lugar é necessário saber como criar essa cultura: a cultura é, simplesmente, a maneira como as pessoas actuam e pensam. Como líder, a sua missão é perceber como as pessoas pensam e apontar-lhes e caminho correcto. Para o perceber é preciso que esteja constantemente a receber feedback dos seus colaboradores.
Desta maneira vai conseguir saber o que está a fazer bem, o que precisa de melhorar e tudo isto, em conjunto, vai explicar como manter as suas grandes estrelas.
Ofereça um plano de carreira
Outra forma de manter os melhores colaboradores satisfeitos com o trabalho que estão a realizar, é mostrar-lhes que o seu futuro na empresa é promissor.
Utilize isto também para começar a procurar o seu sucessor criando a sensação que todos, principalmente as estrelas, podem chegar à cadeira onde está sentado. Se existir essa competição, e se os colaboradores souberem que têm a possibilidade de chegar ao topo, a decisão de sair da sua organização não vai ser tomada tão facilmente.
Ou seja, em jeito de conclusão, vai ser difícil manter todas as estrelas da empresa. A saída de algumas será mesmo, a certo ponto, inevitável. Mas mantendo a cultura acertada e planeando a sua própria sucessão da melhor forma, estes problemas poderão ficar resolvidos antes mesmo de acontecerem.
Fonte: Inc.