Na terra das oportunidades

 

 

Helena Santos sempre considerou a Ásia um lugar inspirador, vibrante e dinâmico por isso quando decidiu procurar um desafio além fronteiras foi nessa direcção que rumou. Hoje é head of HR em Singapura, um dos países mais ricos do mundo.

 

Por Ana Leonor Martins

Depois de mais de seis anos como directora de Recursos Humanos na AXA Portugal, Helena Santos decidiu procurar um desafio além fronteiras, pois apesar de ter sempre trabalhado em multinacionais, com sucessivas viagens ao estrangeiro, na realidade faltava a componente de internacionalização no seu percurso. «Hoje não tenho dúvidas de que só é verdadeiramente adquirida vivendo e trabalhando noutro país», realça.

Até à data, a sua experiência profissional tinha sido essencialmente na Europa. «Viajei frequentemente, a trabalho, para Espanha, Reino Unido e França, mas a título pessoal sempre adorei viajar e fi-lo para quase todos os continentes», conta. «Sempre considerei a Ásia um lugar inspirador, vibrante e dinâmico. Por outro lado, infelizmente, em Portugal as boas oportunidades são quase inexistentes, seja de progressão na carreira ao nível de quadros de topo, seja nos próprios desafios como profissional de Gestão de Pessoas, onde a nossa função ainda é encarada administrativamente e não a nível estratégico, em parceria com a gestão de topo.»

Assim, e como «a Ásia sempre foi uma aspiração, pela diversidade de culturas, pelo clima, pela economia emergente e pelas inúmeras oportunidades que oferece», foi nessa direcção que rumou.

Leia o artigo na íntegra na edição de Janeiro.

Ler Mais