Oito em cada 10 empresas vinculam a remuneração dos executivos ao cumprimento dos objectivos climáticos

Oito em cada 10 empresas, no caminho para atingir as suas metas climáticas, vinculam agora a remuneração dos executivos ao cumprimento desses objectivos, de acordo com o relatório inaugural CDP Corporate Health Check. O relatório destaca o papel crucial da governança e da acção estratégica na promoção do progresso ambiental.

Os indicadores do CDP Corporate Health Check foram desenvolvidos como parte da publicação State of Nature and Climate do Fórum Económico Mundial, que compara os dados mais recentes sobre a saúde do Planeta com dados sobre a acção corporativa, em parceria com o CDP e o Potsdam Institute of Climate Impact Research (PIK).

Analisando as divulgações corporativas de 2024 do conjunto de dados do CDP, que cobre 67% da capitalização de mercado global, o CDP Corporate Health Check foi desenvolvido para ajudar os líderes empresariais a identificar acções prioritárias para impulsionar a mudança e compreender como os seus esforços se comparam com os de outros players do mercado.

O relatório destaca os principais factores que estão a ser usados com sucesso para tomar decisões favoráveis ao planeta, sendo que as empresas que estão no caminho certo para cumprir as suas metas de emissões e a fazer progressos são significativamente mais propensas a utilizar dados ambientais nas principais decisões empresariais.

Quase dois terços (64%) das empresas que estão no caminho certo para cumprir as suas metas de emissões já têm planos de transição climática, em comparação com apenas 36% das empresas que estão a ficar para trás. Cerca de 78% das empresas líderes vinculam a remuneração a nível executivo ao desempenho climático (vs. 48%); 41% aplicam um preço interno ao carbono (vs. 20%); e quase nove em cada 10 (87%) trabalham com fornecedores e clientes em tópicos climáticos ao longo de toda a cadeia de valor.

O relatório ilustra um desfasamento entre as empresas que cumprem o mínimo e aquelas que utilizam activamente os seus dados de divulgação para tomar decisões favoráveis ao planeta na sua estratégia corporativa. Embora quase 50% das empresas globais avaliadas já divulguem os seus dados principais de emissões e realizem acções como avaliações de risco climático, apenas 10% demonstraram uma ambição significativa em todas as áreas ambientais chave analisadas. Estas incluem, a divulgação das emissões de toda a cadeia de valor (Scope 1-3) e impactos na natureza, o estabelecimento de metas ambientais significativas, a implementação de uma governança e estratégias de sustentabilidade robustas, e o progresso tangível em relação aos objectivos ambientais.

Apenas 1% das empresas alcançou o nível mais elevado no CDP Corporate Health Check, indicando que utilizam simultaneamente as quatro alavancas identificadas para a mudança; tratam os temas climáticos e ambientais de forma integrada e utilizam esses dados para decisões empresariais e de investimento.

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