Empresa portuguesa fecha primeiro projecto na Oceânia. É na Micronésia e o objectivo é promover igualdade de género num sector em particular

A CH Group assinou um contrato com o Departamento dos Transportes, Comunicações e Infraestruturas da Micronésia, nação insular da Oceânia (DoTC&I) para o desenvolvimento de um projecto de promoção da igualdade de género no sector dos transportes. O projecto, superior a meio milhão de euros, é financiado pelo Banco Mundial, alargando o âmbito de actuação da consultora portuguesa, que passa a ter projectos activos nos cinco continentes.

 

«Neste momento há projectos activos em 15 geografias, nos cinco continentes, tendo como clientes governos, instituições públicas e instituições financeiras internacionais de cooperação e desenvolvimento, o que demonstra bem a ambição em consolidar uma actuação global, neste importante e competitivo mercado. Este projecto simboliza não apenas o posicionamento global, mas também o nosso compromisso em criar impacto positivo e duradouro nas comunidades e organizações onde actuamos», refere António Henriques, CEO do CH Group.

No sector dos transportes, a questão das cartas de condução foi identificada como uma disparidade de género significativa, especialmente em países e regiões onde as mulheres enfrentam barreiras económicas, culturais e legais para obter a carta de condução. Na Micronésia, o Projecto Prioritário de Investimento e Gestão Rodoviária (PRIME) e o Projecto Estratégico de Melhoria Rodoviária Orientada para o Clima (SCORE) reconheceram que esta disparidade tem um impacto directo na mobilidade, independência económica e segurança das mulheres. Nesse sentido o Banco Mundial exigiu que incluíssem várias acções específicas para abordar a disparidade de género no sector.

«A intervenção incluirá o desenvolvimento e a implementação de políticas sensíveis ao género e reformas nos recursos humanos, bem como a realização de programas de formação centrados na igualdade de género e no desenvolvimento de competências técnicas para as mulheres. Serão implementadas campanhas sobre a igualdade de género e benefícios da participação das mulheres no sector dos transportes», referiu Carlos Adegas, partner & head of International Research da CH Group.

O projecto tem como objectivo reduzir a disparidade de género em funções técnicas, promovendo um aumento sustentável do emprego e da liderança das mulheres no setor dos transportes, ao mesmo tempo que promove uma transformação das normas e atitudes sociais em relação aos papéis de género neste sector.

Nos últimos anos, o CH Group tem apostado na sua internacionalização, promovendo alguns dos seus centros de especialização. Esta estratégia tem-lhe permitido conquistar contratos internacionais.

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