Líderes empresariais de TI na Europa gastaram mais 69% em salários do que em 2023. Foram muitos milhões de euros…
O Mulesoft Connectivity Benchmark Report da Salesforce, mostra que para responder ao aumento da procura, os líderes empresariais europeus de Tecnologias de Informação (TI) gastaram, em 2024, uma média estimada de 18,50 milhões de euros em profissionais de TI, um aumento vertiginoso de 69% face a 2023 (estimado em 10,94 milhões de euros).
O mesmo estudo revela que à medida que a procura por mais e melhores recursos de TI aumenta, o relatório revela que 96% dos líderes empresariais de TI na Europa implementaram ou planeiam implementar agentes de IA nos próximos dois anos. No entanto, 94% dos inquiridos têm dificuldade em integrar dados entre sistemas, e apenas 32% das aplicações estão ligadas normalmente dentro das empresas, impactando a precisão e a utilidade dos agentes de IA.
As equipas de TI já responsáveis pela manutenção dos sistemas actuais estão a lutar para satisfazerem a nova procura por soluções de IA. A percentagem de projectos entregues fora do prazo aumentou para 29% em 2024 – acima dos 28% em 2023. A larga maioria dos líderes europeus de TI (81%) esperam que as cargas de trabalho aumentem no futuro. Em média, os líderes inquiridos esperam um aumento de 18% nos projectos, entre o ano de 2024 e 2025.
O estudo mostra que a maioria dos líderes europeus de TI (92%) afirma que a IA aumentará a produtividade dos seus programadores nos próximos três anos. Aqueles que já utilizam agentes estão ainda mais confiantes (98%).
Cerca de dois quintos (39%) do tempo da equipa de TI, em média, é gasto a conceber, construir e a testar novas integrações personalizadas entre sistemas e dados, para permitir recursos e soluções digitais para o negócio – algo que pode ser automatizado com a solução de integração certa.
O número crescente de aplicações e modelos de IA utilizados pelas empresas cria silos de dados que podem limitar a capacidade dos agentes de operar eficazmente.