Quer fazer um PPR mas não sabe qual escolher? Conheça aqui as melhores opções

O ano de 2024 foi muito favorável para os Planos de Poupança Reforma (PPR), com retornos médios de 6,5%. Os fundos que mais valorizaram foram os mais agressivos, com maior investimento em acções, com ganhos que atingiram os 25%, de acordo com uma análise da DECO PROteste.
A recuperação dos mercados financeiros, tanto de acções como de obrigações, impulsionou o desempenho positivo deste tipo de produtos financeiros, oferecendo uma oportunidade para consolidar e aumentar a poupança de longo prazo destinada à criação de um complemento à pensão de reforma.
Os fundos PPR com maior exposição a acções lideraram os ganhos, com o PPR Save & Grow, da Casa de Investimentos, a registar uma valorização impressionante de 24,7%. O Invest Tendências Globais PPR/OICVM, do Banco Invest, seguiu de perto com 22,5% de retorno, à data de 27 de Dezembro. Contudo, são fundos que ainda não têm cinco anos de histórico.
A DECO PROteste destaca a importância da escolha criteriosa do PPR, considerando o perfil de risco e o horizonte temporal do investidor. Apesar de ainda não terem sido divulgados os rendimentos dos seguros PPR em 2024, a publicação alerta o consumidor para o fraco desempenho destes os anos precedentes, pois são os que representam a maioria do mercado, mas os menos adequados a uma poupança de longo prazo, por vezes décadas. Além disso, os seguros PPR têm mais comissões e são menos transparentes.
«O tempo é o melhor aliado na poupança para a reforma», afirma António Ribeiro, analista da DECO PROteste, incentivando os investidores a começarem cedo e a optarem por produtos que tirem partido da valorização das bolsas, como os fundos PPR com maior alocação em acções.
A análise também revela uma tendência positiva na redução dos custos associados aos fundos PPR, nomeadamente nas comissões de subscrição, que em muitos casos foram eliminadas.
A DECO PROteste recomenda a comparação regular dos PPR com as suas “Escolhas Acertadas”. De acordo com a análise realizada na Carteira, a publicação financeira da organização de defesa dos consumidores, são apresentadas três recomendações de fundos PPR, cada um com diferente nível de risco.
A DECO PROteste apela à eliminação da comissão de transferência nos PPR com capital garantido, pois prejudica os consumidores ao desincentivar a mudança para opções mais rentáveis e minar os rendimentos.
Para escolher o melhor PPR, compare o seu plano de poupança reforma com as Escolhas Acertadas da DECO PROteste, no simulador Ganhe Mais no PPR em www.ganhemaisnoppr.pt.