Tem uma empresa diversa e inclusiva? Candidaturas para a 5.ª edição do Selo da Diversidade já estão abertas

Estão abertas as candidaturas para a quinta edição do Selo da Diversidade, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), entidade promotora da Carta Portuguesa para a Diversidade, em parceria com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA, I.P.). Este selo distingue e premeia organizações públicas e privadas que se destacam pelas suas políticas e práticas exemplares de diversidade, inclusão e igualdade.

 

Desde a sua criação, em 2017, esta iniciativa, que decorre de dois em dois anos, já atribuiu 47 Selos e 23 Menções Honrosas, reconhecendo organizações de diversos sectores que promovem os valores da diversidade e inclusão.

Na edição de 2025, os projectos submetidos serão avaliados com base em oito categorias: 

  1. Compromisso da gestão de topo e dos outros níveis hierárquicos;
  2. Cultura organizacional;
  3. Projectos internos de promoção da Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI);
  4. Projectos com envolvimento comunitário;
  5. Recrutamento, selecção e práticas de gestão de pessoas;
  6. Desenvolvimento profissional e progressão na carreira;
  7. Comunicação da Carta e dos seus princípios;
  8. Condições de trabalho e acessibilidades;

 

Podem concorrer todas as organizações signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade, independentemente da sua dimensão ou natureza jurídica. Actualmente, a Carta conta com 552 entidades signatárias, reflectindo o crescente compromisso das organizações portuguesas com uma sociedade mais inclusiva e representativa.

O reconhecimento de boas práticas, no âmbito do Selo da Diversidade, funciona como um selo de qualidade e reconhecimento público, reforçando o compromisso da organização com a inclusão, melhorando a sua reputação, atraindo talentos e gerando vantagens competitivas e sociais.

As candidaturas para a quinta edição do Selo da Diversidade decorrem entre 3 de Fevereiro e 30 de Junho de 2025 e devem ser submetidas através do site da APPDI.

Ler Mais