Novo trabalho? 5 coisas que tem de fazer

O início de um novo desafio profissional pode ser, ao mesmo tempo, um período excitante mas também assustador. Depois de arrasar na entrevista, de conhecer os cantos à casa, conhecer todos os colegas e líderes e estabelecer-se no seu lugar ou gabinete, faça estas 5 coisas sem falta:

 1- Crie relações

Trabalho é trabalho, mas um dos aspectos mais importantes do mesmo são as relações que se estabelecem com quem está à sua volta todos os dias. Por isso, nos primeiros meses no novo posto concentre-se em criar e começar a fortalecer relações positivas com quem o vai acompanhar. Aproveite as horas de almoço, as pausas para o café ou os momentos quando o dia termina.

2- Estabeleça objectivos claros

Antes de colocar as mãos à obra, é importante estabelecer os seus objectivos e metas que pretende alcanças no futuro. Sente-se com o líder com que vai colaborar para discutir o que a organização pretende de si. A partir daqui certifique-se que também você saiba o que quer de si mesmo.

3- Encontra a sua direcção

Um novo desafio profissional significa, à partida, mais um passo em frente na sua carreira. Nos primeiros meses no novo desafio profissional saiba que degraus quer subir: se pretende ganhar experiência numa determinada área ou desenvolver outro tipo de competências, por exemplo.

4- Lembre-se que todos já foram “novatos” também

Quando estiver com a ansiedade natural antes de entrar para uma reunião onde poderá fechar o primeiro negócio do seu novo trabalho, lembre-se que até o cliente já foi, um dia, novo no seu posto. Quando se sentar com o líder sénior, recorde que também ele já teve o seu primeiro dia na organização. Ou seja, todos conhecem os sentimentos próprios nestes momentos.

5- Descanse e reflicta

Começar um novo desafio é, além de tudo, desgastante emocional e fisicamente. Nos primeiros meses é invadido por nova informação e, por isso, é fundamental tirar algum tempo para parar e descansar. Certifique-se que dorme o suficiente e que a alimentação não sai prejudicada com o ritmo alucinante de trabalho.

 

 

Ler Mais