Quase 40% dos jovens sente pressão social ao escolher uma bebida sem álcool

Os hábitos de consumo de bebidas estão a mudar. No entanto, ainda existe uma forte influência social associada à escolha de bebidas sem álcool, especialmente entre os mais jovens. Um estudo da Heineken®, em parceria com Charles Spence da Universidade de Oxford, destaca que a Geração Z (18 a 26 anos) é a mais afectada pela pressão social quando opta por uma bebida sem álcool. Quase 40% dos jovens deste grupo afirmam que só escolheriam uma versão sem álcool se os seus amigos também o fizessem.

 

Além disso, mais de um terço já sentiu pressão para consumir álcool em contextos sociais e 29% admitem que, ao escolher uma bebida sem álcool, sentiram-se “excluídos”.

Apesar destes desafios, o estudo revela que as atitudes sociais estão a mudar. Hoje, 50% dos consumidores consideram que beber uma cerveja sem álcool é mais aceite socialmente do que há cinco anos. Um quinto dos consumidores já alterna entre bebidas alcoólicas e não alcoólicas em encontros sociais nocturnos, e mais de um terço dos que optam por bebidas sem álcool fá-lo em encontros românticos, demonstrando que esta tendência está a ganhar espaço em diferentes contextos.

O professor Charles Spence, da Universidade de Oxford, reforça a importância destas mudanças «o estudo mostra que, para muitos, o álcool já não é a escolha padrão em situações sociais. Estamos a assistir a um consumo mais consciente, mas em algumas culturas, optar por não beber ainda pode ser estigmatizado, especialmente entre os mais jovens.»

A investigação foi realizada pela Ipsos UK, em nome da Edelman e da marca Heineken®. A Ipsos UK entrevistou uma amostra representativa de 11.842 adultos, incluindo uma amostra suplementar de 1483 indivíduos da Geração Z. O trabalho de campo decorreu em cinco mercados: Reino Unido, Estados Unidos, Espanha, Japão e Brasil.

A amostra obtida é representativa da população entre os 18 e os 75 anos em todos os mercados, exceto no Brasil, onde os participantes tinham entre 18 e 65 anos. Foram estabelecidas quotas com base na idade, género, região e situação profissional.

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