O seu processo de recrutamento é eficaz?
Provavelmente não. Mas, porque tomar decisões que influenciam a vida das pessoas e das empresas sem nenhuma informação ou pesquisa é preocupante, aqui ficam algumas dicas que vão ajudá-lo a aumentar a eficácia do processo de recrutamento.
Se perguntarmos a pessoas com responsabilidades na área de Recursos Humanos como funciona o recrutamento na empresa, a nível de planeamento, calendarização ou estratégia, não raras vezes vamos receber respostas inconclusivas. Por vezes até em departamentos de Recursos Humanos estruturados, o que é mau sinal e alarmante. Há muitas perguntas às quais não conseguem responder, como por exemplo:
– o tempo que demoram a encontrar alguém para determinada posição;
– quanto dinheiro/ esforço despendem para encontrar alguém para determinada posição:
– a melhor altura do ano para recrutar;
– qual o “ciclo de vida” que essa pessoa irá ter na empresa, expectavelmente.
Não ser capaz de responder a estas perguntas só vai fazer com que o processo de recrutamento seja mais “traiçoeiro” e ambíguo. Encontrar métricas vai facilitar o trabalho.
Com isto em mente, aqui ficam algumas dicas:
1. Prepara diferentes processos de recrutamento, para posições diferentes
2. Pondere se vale de facto a pena construir uma equipa além-fronteiras
3. Não substime o tempo necessário para encontrar o talento necessário à sua empresa e fechar o processo
4. Registe todos os passos do processo de recrutamento: quando começou, quando acabou, quantas pessoas entrevistou, quais os principais desafios, quanto tempo demorou a ter fedeback dos candidatos, etc
5. Antes de começar, pesquisa sobre os canais mais eficazes para atrair talento
6. Prepare o orçamento que vai ser necessário, não só em termos de dinheiro, mas também em relação ao tempo que vai “perder” focado no tema. Lembre-se também de considerar eventuais viagens, vistos ou empresas de recrutamento.
7. Planeie o seu “ano de recrutamento” tendo em conta as pessoas que vai precisar contratar. Precisa perceber o crescimento da empresa mas também o risco de turnover.
8. Não transforme os seus apontamentos num software de gestão de recrutamento; use ferramentas indicadas para o efeito
Fonte: Landing.Jobs