
Programa internacional que forma líderes de comunidades de startups está de regresso a Portugal
Inspirado no programa internacional Techstars Community Leader Academy, a 351 Associação Portuguesa de Startups organiza, pelo segundo ano consecutivo, um evento destinado a incentivar a criação de líderes de comunidades empreendedoras no país, nos dias 20 e 21 de Setembro, no IDEA Spaces São Sebastião.
O programa vai capacitar e guiar 40 participantes, previamente seleccionados de acordo com o seu papel no ecossistema, com base na metodologia Techstars para a criação de comunidades de startups. O objectivo é desenvolver o ecossistema nacional através da capacitação de líderes locais em Portugal.
Esta iniciativa gratuita, destinada aos principais intervenientes do ecossistema de startups em Portugal, constitui uma oportunidade para líderes locais e faz parte da estratégia 351 Community Pulse, que pretende apresentar as ferramentas mais utilizadas internacionalmente para ampliar e dinamizar as comunidades locais. Com base na metodologia, adaptada da Techstars para o mercado português, os participantes vão mapear os principais gargalos que fazem com que o ecossistema tenha dificuldade em crescer e escalar, e definir uma estratégia nacional para que o ecossistema possa florescer
O programa de dois dias tem como objectivos conectar e capacitar os líderes para construírem comunidades de startups a nível local, criar um plano nacional para desenvolver o sector de startups e impulsionar uma rede de criadores de comunidades que irá implementar estas iniciativas em todas as principais regiões do país. Para tal, a 351 Associação Portuguesa de Startups irá juntar numa sala todos os actores do ecossistema, como founders, investors, corporate, líderes de ecossistemas regionais e nacionais, e ainda jornalistas com foco em inovação.
A programação tem como base momentos práticos e colaborativos, oferecendo espaços para que os participantes criem uma rede de apoio e mentoria, procurem ajuda para os seus desafios locais, e troquem experiências entre si, através de sessões de dinâmicas de co-construção. Adicionalmente, os líderes de comunidades vão poder ter acesso a conhecimento e estratégias de desenvolvimento de comunidades, assim como a networking, workshops, seminários e sessões de mentoria no âmbito da rede da 351 Startups, para estimularem as suas comunidades locais de startups através de iniciativas e eventos, como o Techstars Startup Week, o Techstars Startup Weekend, o Startup Grind, o CreativeMornings e os Tech Workshops.
Os interessados em participar podem manifestar o seu interesse pelo website da 351 Startups, embora os lugares estejam limitados aos principais líderes de cada comunidade local.
A 351 Associação Portuguesa de Startups está à procura de pessoas com um papel impactante, nomeadamente ligados a universidades, administração local, incubadoras e aceleradoras, iniciativas locais de apoio a fundadores ou talento tecnológico, entre outras entidades.