Como optimizar os custos de TI?
A CIONET, comunidade de executivos de Tecnologias de Informação (TI), após análise das melhores práticas na sua rede, identificou as principais estratégias de redução de custos de TI.
A consultora Mckinsey, entre outras consultoras, menciona a optimização de portefólio e de arquitectura de sistemas como uma das medidas de maior eficácia na redução de custos. Segundo a Gartner, mais de 70% do orçamento de TI destina-se à gestão e manutenção das próprias TI, significando isto que apenas 30% são dedicados ao desenvolvimento de novas áreas de negócio, produtos e serviços.
Em sistemas de informação, o software assume entre 20 e 30% do orçamento. Face aos números apresentados, a Cionet considera que a optimização de custos de TI é um tema que deve estar no centro de pelo menos duas agendas – a do chief executive officer (CEO) e a do chief information officer (CIO). E identificou sete estratégias de optimização de custos de TI:
1. Avaliar as capacidades de procurement: verificar o nível de maturidade de baseline das compras; apostar em especialistas de procurement de IT; executar uma gestão proactiva e estratégica de vendors e parceiros.
2. Racionalização do portefólio aplicacional: os custos com aplicações compõem uma das maiores fatias do orçamento de TI; a maioria das organizações focaram-se em aplicações de grande dimensão ignorando as vantagens de aplicações mais pequenas/ ágeis. A procura de aplicações está a aumentar substancialmente. Esta é a área onde existe maior conflito entre as variáveis velocidade e custo.
3. Utilização do zero based budgeting (ZBB): ZBB é uma metodologia comprovada para fornecer visibilidade sobre “quem gasta o quê” e para garantir a redução sustentável dos custos em toda a organização.
4. Aumentar a transparência financeira das TI: gerir melhor a oferta e a procura, gerindo as TI da mesma forma como se gere o negócio.
5. Utilizar serviços cloud para economizar custos: o custo geralmente não é a principal prioridade para a utilização de serviços cloud; a gestão proactiva da procura interna é a chave para conduzir as economias de custos da cloud.
6. Centralizar, padronizar e consolidar os serviços de IT: muitas organizações criam contratos de gestão de serviços/ outsourcing para acelerar e perceber os benefícios de tal abordagem, suportando assim uma estratégia de “chargeback” eficaz, tornando os serviços de TI mais fáceis de comparar.
7. Criação de serviços partilhados de TI na sua empresa: utilizado extensivamente para criar economias de escala, os business cases geralmente fazem uma rápida previsão de poupanças mais do a realidade – normalmente o tempo varia entre os 18 e os 36 meses.