Mudanças essenciais para o sucesso em 2017

A CIONET revelou as principais mudanças para este ano e as que considera serem essenciais para o sucesso.

 

A comunidade de executivos de Tecnologias de Informação (TI) apresentou as principais resoluções dos CxOs (executivos C-Level) para 2017 e analisou quais poderiam ser as prioritárias na agenda para o novo ano. As conclusões foram as seguintes:

1. Exercício Organizacional – Thinkathons: É sempre necessário exercitar e estimular interações organizacionais, mais concretamente entre os vários CxOs da organização. Ao agendar, já no início do ano, vários momentos para brainstorming, “thinkathons”, a longo prazo tornar-se-á “habitué” da organização reservar tempo para momentos de partilha de informação.

2. Dieta “Operacional”: A “dieta” nas organizações pode ter enfoque na optimização de custos operacionais, e uma avaliação periódica das medidas de redução de custos permite a definição de políticas aplicáveis em vários departamentos da organização.

3. Literacia Financeira: Integrar metodologias de avaliação financeira como EVA, ROI, ZBB, NPV nos vários departamentos da organização traz planos e acções mais adequadas no timing certo.

4. Dar mais tempo ao importante: Saber “desligar” dos “to do’s” dentro do próprio espaço físico da organização é essencial para promover a motivação, cooperação e colaboração. Repensar o workspace de forma a que exista um ambiente profissional, informal e inspirador no escritório é um tópico emergente dos CxOs de organizações de qualquer área e dimensão.

5. Aprender novos idiomas geracionais: Para o entendimento das várias gerações de colaboradores nos vários projectos, os CxOs devem compreender a integração especialmente de millennials em projectos tradicionais como um método de aceleração deste processo de adaptação necessário.

6. Aceitar o risco como processo natural: Ao implementar pilotos ou projectos com risco elevado, a organização fomenta atitudes de iniciativa e criatividade necessárias para que a inovação exista realmente na organização, sem medos. A esta acção acrescenta-se também a importância de ver o erro como um processo natural de aprendizagem organizacional.

7. Substituir hábitos nocivos: Qualquer tipo de toxinas existentes na organização, sejam métodos de trabalho, burocracias e atitudes, devem ser confrontados e eliminados, para que não se tornem uma alavanca de disseminação.

Ler Mais