AKI: Tornar os colaboradores donos da empresa

Desde 2014 que os colaboradores do AKI podem adquirir acções do grupo. Hoje, são já 94% aqueles que podem dizer que o AKI é, literalmente, a sua empresa.

 

Por Ana Leonor Martins

 

As Políticas de Participação do AKI integram-se na sua Filosofia de Partilha e são um tema muito forte da cultura da empresa e estruturante. Consistem, essencialmente, em partilhar por todos os colaboradores o sucesso alcançado , «colocando verdadeiramente as pessoas no centro», garante Sandra Barranquinho, directora de Recursos Humanos em Portugal da multinacional de distribuição de bricolage. E esclarece: «As Políticas de Participação inserem-se no que designamos por “Partilha do Haver”, um dos quatro pilares da nossa Filosofia da Partilha. A tranquilidade de que os resultados são sólidos e estão para durar, leva-nos a querer partilhá-los com os colaboradores. Esta é uma concepção humanista da nossa forma de gerir estrategicamente a empresa.»

Não obstante, há três requisitos, que a responsável explica: «Primeiro, as pessoas partilham uma vontade – é a partilha do querer. Sabem que estão no projecto do AKI, o que ele é e para onde vai, neste caso, uma empresa líder da proximidade em Portugal. Em segundo lugar, a partilha do saber. Só vamos construir um projecto duradoiro se as pessoas partilharem o que sabem umas com as outras, sobretudo quando se quer crescer ao ritmo que nós queremos. Os que vêm trazem as suas ideias, mas há uma parte do nosso negócio que têm que se aprender. Esta partilha é muito importante e, se víssemos que não estava a acontecer, não passávamos à última etapa, que é a partilha do poder, igualmente importante para nós.»
Leia o artigo na íntegra na edição de Abril da Human Resources Portugal.

Veja também estas notícias.

Ler Mais