Converter licenciados para a área digital

Na próxima segunda-feira, dia 2 de Outubro, tem início, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), a primeira edição do programa SWitCH, destinado a converter licenciados para a área das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

 

Resultado de uma parceria entre a associação Porto Tech Hub e o ISEP, o programa SWitCH surge como resposta às dificuldades que as empresas de base tecnológica do Grande Porto estão a sentir para contratar profissionais com conhecimento nas áreas de TI.

Paula Gomes da Costa, presidente da Associação Porto Tech Hub, faz notar que recebem «mais de 200 candidaturas, provenientes de graduados de áreas diversas, desde a Biologia às Engenharias, passando pelas Ciências e Gestão». Desses, foram selecionados 29 alunos, que vão integrar, a partir de segunda-feira, a primeira turma do programa SwitCH.

Após a conclusão desta pós-graduação, que irá decorrer durante nove meses, seguem-se estágios remunerados de 12 meses em empresas associadas da Porto Tech Hub, com salários médios no patamar dos 1000 euros.

Enquanto contributo para minimizar o problema da escassez de recursos humanos aptos para trabalhar na área tecnológica, o programa SWitCH pretende, no próximo ano lectivo, duplicar o número de alunos, estando já em análise a possibilidade de vir a expandir o programa para outras localizações.

Veja também estas notícias.

Ler Mais