Ana Torres, Cluster Lead for Western Europe, Rare Disease

É muito difícil escolher apenas um, por isso destaco dois em áreas diferentes.

Aquele que norteia a minha vida, é muito básico “Mantém-te fiel aos teus valores”. O focus nas pessoas, nos valores que são fundamentais na nossa vida e com que nos identificamos, e o que nos faz feliz, devem ser sempre os drivers da nossa vida.

O outro conselho é relacionado com o estilo de liderança, e resume-se à palavra “Arrisca”, como se por vezes necessitássemos de uma mão invisível que nos empurre e incentive a dar o passo. Tentando o que até aí não foi experimentado, permite-nos encontrar opções diferentes, de maior probabilidade de sucesso. A inovação inclui tentativa e erro, e para isso temos de tentar muitas vezes, sem desistir, munidos de muita resiliência, e ir aprendendo com os insucessos, para que o caminho seja cada vez mais consistente. Nesta área a minha referência tem sido Tom Peters.

Em relação aos conselhos que eu daria a uma mulher, em termos de gestão de carreira: destaquem-se, não tenham receio de se expor, de dar opiniões, e de fazer perguntas. Podem ser excelentes profissionais mas se não o mostrarem, ninguém o saberá. Evidenciar os pontos forte não é presunção, é ambição. E ser ambiciosa não é negativo, é catalisador para a acção.

Criem um networking forte desde muito cedo, com quem podem aprender, trocar ideias e recorrer quando necessitarem, e quem sabe, possa dar referências vossas em momentos determinantes da carreira.

Relembrem que nunca é tarde, para tentar, para perguntar, para partilhar e participar, para aprender, para estudar, para dar opinião, para inovar, para competir, para ter curiosidade… para ser feliz!

Ler Mais