Maria da Glória Ribeiro, Managing Director da Amrop Portugal
Num mundo igualitário é impensável dar a alguém um conselho diferenciado ou diferenciador com base no género. Para esculpirmos a nossa vida, é necessário fazermos um plano de acção, que nos permitirá chegar onde queremos. Termos a noção do poder que detemos sobre a nossa existência representa um passo importante na construção da nossa vida. Se mantivermos a nossa integração humana e o nosso equilíbrio, mais tarde ou mais cedo alcançaremos a realização.
O melhor conselho que recebi até hoje, foi-me dado pelo fundador da Amrop, Jean-Pierre Leguay, relativamente à abordagem estratégica do negócio, ao nunca me ficar pelo imediato e pensar no impacto futuro, manter um espírito de Entrepreneurship e correr riscos, mantendo uma abertura imediata à mudança.
Assim, o melhor conselho que posso dar a um indivíduo em termos de gestão de carreira, é que use os bons exemplos vistos nos outros como uma fonte de inspiração e nunca como um processo de imitação. Arrisque e reinvente–se. Para marcarmos a diferença no meio profissional, é importante termos um pensamento diferente, novo, disruptivo e inovador, ou, nas palavras de Fernando Pessoa:
“Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes. (…)”.