Microsoft quer atrair mais mulheres para a área das tecnologias
Cerca de 100 alunas estarão, no dia 26 de Abril, na sede da Microsoft Portugal para participar na iniciativa “Do IT, Girls!”, dirigida a estudantes do 9.º ano, para instigar o interesse nas áreas de CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Por toda a Europa, as raparigas perdem o interesse nas áreas das Ciências e Tecnologias entre os 15 e os 16 anos. Em Portugal, é nesta idade que as alunas têm de tomar uma importante decisão que irá inevitavelmente condicionar o futuro profissional, e a maior parte das jovens não considera escolher um percurso nestas áreas. Assim, o programa “Do IT, Girls!” pretende capacitar a próxima geração de mulheres com o conhecimento e os recursos necessários para se tornarem mais inovadoras, num mundo onde a tecnologia está presente em cada aspecto da vida, demonstrando que esta é uma indústria que oferece inúmeras oportunidades, que vão muito para além das profissões mais técnicas.
As participantes vão ter sessões de mentoring e serão convidadas a participar em vários workshops onde poderão aprender mais sobre programação, robótica, entre outras temáticas. Também poderão assistir a mesas redondas.
Entre os nomes confirmados estão o de Fernanda Rollo, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Inês Gonçalves, uma jovem portuguesa de 22 anos que se tornou porta-voz de 10 milhões de raparigas na Comissão sobre o Estatuto da Mulher nas Nações Unidas, Ana Teresa Reis, CEO e co-fundadora da HeartGenetics, Mariana Barbosa, jornalista e membro do movimento Chicas Poderosas, Isabel Fonseca, data scientist no grupo EDP, entre muitas outras mulheres com percursos inspiradores.
«No ‘Do IT, Girls!’ as 100 jovens participantes terão a oportunidade de contactar com a indústria tecnológica e inspirar-se em casos de sucesso de mulheres que são um verdadeiro exemplo nos diferentes sectores em que operam», refere Vânia Neto, directora para a área da Educação, Cidadania e Responsabilidade Social na Microsoft Portugal.
A edição deste ano introduz uma novidade. «Em parceria com os Shark Coders, lançamos um desafio às escolas inscritas: realizarem uma apresentação sobre a razão se ser necessário atrair mais mulheres para o sector das TI’s. A melhor ganha um curso de programação. Desta forma, conseguimos colocar as escolas a pensar no tema e que um conjunto de alunas tenham contacto prático e activo com a área», conclui a responsável da Microsoft Portugal.
Oradoras presentes:
– Fernanda Rollo: secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
– Inês Gonçalves: european delegate of the G7 Youth Summit in Ottawa.
– Mariana Barbosa: Chicas Poderosas.
– Isabel Fonseca: data scientist no Grupo EDP.
– Ana Teresa Freitas: CEO e co-fundadora da HeartGenetics, Genetics and Biotechnology SA.
– Cristiana Ferreira e Sara Chalaca: Ambas trabalham na Arquiconsult, na área Dynamics NAV (Business Central).
– Patrícia Maia: directora de Projectos Internacionais/Nearshoring/
– Ana Nunes da Silva: licenciada em gestão na Católica de Lisboa e mestrado em gestão internacional (CEMS-MIM) na Nova. Programadora. Le Wagon Bootcamp Alumni.
– Diana Neves Antunes: possui um Mestrado Integrado em Medicina Veterinária na FMV-Universidade de Lisboa e uma licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores no IST. Trabalha na Hitachi Consulting Portugal, a desenvolver uma mobile app para uma grande empresa do Reino Unido.
Mais informações sobre o programa aqui.
Veja também estas notícias.