L’Oréal Portugal procura honrar Mulheres na Ciência
As candidaturas para as Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência estão de novo abertas. E desta vez, investigadoras das áreas de Engenharias e Tecnologias para a Saúde ou Ambiente podem candidatar-se.
A iniciativa distingue quatro cientistas, atribuindo a cada uma, além da medalha, 15 mil euros para ajudar a prosseguir projectos originais nas áreas da Saúde e do Ambiente. As candidaturas serão avaliadas por um júri presidido por Alexandre Quintanilha e constituído por cientistas no domínio das Ciências, Engenharias e Tecnologias.
Estas distinções procuram incentivar a realização de estudos avançados de investigação científica. As candidaturas, com propostas originais de investigação, devem ser entregues até 17 de Setembro de 2018, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
As Medalhas de Honra L’ Oréal Portugal são assim para todas as investigadoras que desenvolvam pesquisa em instituições portuguesas que tenham obtido o grau de doutoramento há menos de cinco anos e não ultrapassem os 35 anos de idade.
As investigadoras com filhos podem solicitar a extensão de idade até um ano por cada filho. Ou seja, uma concorrente com 36 anos e com um filho pode candidatar-se, bem como com 37 anos e dois filhos.
O programa, até à data, já premiou mais de 45 investigadoras desde a primeira edição, em 2004. A iniciativa nasceu de uma parceria entre a L’ Oréal Portugal, a Comissão Nacional da UNESCO e a FCT.
A nível internacional, o L’Oréal-UNESCO For Women in Science reconhece projectos de investigação, e já apoiaram mais de 3100 investigadoras em mais de 115 países.
O formulário de candidatura e mais informações sobre o concurso estão disponíveis aqui.
Veja também estas notícias.