Livraria de Novembro
Livro: Uma viagem com Platão
Autora: Robert Rowland Smith
Editora: Lua de Papel
Se a nossa vida é uma sucessão de marcos, que leitura (filosófica) podemos fazer desses momentos chave?
Vivemos com sofreguidão, a queimar etapas que só pontualmente registamos: a entrada na escola, o primeiro amor, a faculdade, os filhos e os netos. Carregamos memórias, fotografias, e uma vaga noção de que, pelo caminho, ficaram uma série de marcos esquecidos.
“Uma Viagem com Platão” convida-nos a repensar, senão uma vida inteira, pelo menos os passos mais importantes. Podemos estar agora no primeiro divórcio, ou na crise da meia-idade – o momento é irrelevante.
Importa, isso sim, abrandar por um instante o ritmo asfixiante da existência e pô-la em perspectiva. É esse o exercício que nos propõe Robert Rowland Smith, num livro que evoca as reflexões dos grandes pensadores sobre cada um desses marcos.
Sartre e os existencialistas têm uma visão do nascimento radicalmente diferente de Hume ou Heidegger. E Leonardo Da Vinci ou Derrida defendem pontos de vista diversos acerca da perda da virgindade. Ao recordar todos esses pensadores – mas também cineastas, escritores, psicólogos e cientistas – o autor cria janelas através das quais nos afastamos da nossa vertiginosa existência, para simplesmente a contemplar.
Livro: A Arte do Inconformismo
Autora: Chris Guillebeau
Editora: Pergaminho
Chris Gulliebeau oferece as ferramentas necessárias para construir uma experiência radical de satisfação pessoal e profissional. O livro permite descobrir como viver segundo as suas regras, através de formas criativas de ser auto-sustentável, como estabelecer objectivos radicais e viver e trabalhar com espírito de aventura.
Livro: Quando Deus Não Estava a Ver, o Diabo Inventou os Negócios
Autores: J. R. Zyla
Editora: Gestão Plus
Ao longo destas páginas, J. R. Zyla, consultor de gestão, faz uma análise provocante e cheia de humor das filosofias de gestão contemporâneas e da forma como elas influenciaram a gestão moderna, sobretudo em épocas de crise, levando à criação de empresas que, basicamente, venderam a alma – e, ao fazê-lo, criaram ambientes de trabalho infelizes, pouco saudáveis, pouco produtivos… ou seja, infernais.
O autor desafia a fazer uma reavaliação crítica e ética do mundo empresarial dos nossos dias.
Livro: Detesto as Pessoas!
Autor: Jonathan Littman e Marc Hershon
Editora: Gestão Plus
Quer se trabalhe numa empresa com dez, cem ou mil pessoas, todos já partilhámos espaço e tempo com colegas insuportáveis.
Este livro apresenta a tipologia dos colegas infernais – desde o Minutinhos («dás-me só um minutinho?» e roubam-nos meia hora com perguntas inúteis), ao Folha de Cálculo (o tipo que não consegue pensar em nada que não esteja calculado, planeado e tabelado), ao Sinal Stop («isso não vai resultar») –, apresentando estratégias específicas para lidar com cada um deles e conseguir manter a produtividade.
Mas o grande desafio deste livro é outro, encorajar a ser solistas, ou seja, a «trabalhar a solo». Destina-se às pessoas que são mais individualistas e criativas e não dão o seu melhor nas empresas.
Livro: Treta Emocional
Autor: Carl Alasko
Editora: Pergaminho
É verdade, todos nós o temos, em maior ou menor grau: um quociente de treta emocional. A treta emocional é uma epidemia invisível que destrói as relações humanas de todos os géneros. Ao longo deste livro, o psicólogo clínico Dr. Carl Alasko revela como esta epidemia ameaça o bem-estar psicológico, destruindo a confiança entre as pessoas, atingindo a auto-estima e criando dissociações afectivas profundas.
Das mais altas esferas dos negócios e da política até às mais banais interacções quotidianas, a treta emocional faz sentir os seus efeitos tóxicos. Isto acontece porque ela tem por base três dinâmicas interligadas que são inerentes à nossa estrutura psicológica: a negação, a ilusão
e a recriminação. Usamos a negação para suprimir uma verdade incómoda, a ilusão para criar uma realidade alternativa e, finalmente, a recriminação para atribuir a culpa a outrem. Assim começa um círculo vicioso.
Livro: Poder – Como o conquistar, usar e manter
Autor: Jefrrey Pfeffer
Editora: Lua de Papel
Jeffrey Pfeffer apresenta Poder, Como O Conquistar, Usar E Manter, uma síntese do popular curso de Stanford Business School, frequentado por alguns dos líderes mais influentes do mundo.
O percurso para o poder é tortuoso e recheado de armadilhas que por vezes levam pessoas incompetentes ao topo e à queda de líderes brilhantes. O autor mostra que o desempenho é importante mas não chega e prova por A+B que conquistar o poder é mais fácil do que parece.