Cada vez mais mulheres querem ter um negócio próprio

A segunda edição do estudo “Own Business Study”, desenvolvido pela Metro em dez países, incluindo Portugal, conclui que cerca de 40% das mulheres gostaria de iniciar um próprio negócio. Contudo, apenas 3% pensa ser provável fazê-lo. 

 

Em Portugal, 37% das mulheres gostaria de iniciar o seu próprio negócio, mas apenas 2% acaba por fazê-lo. Em traços gerais, é na Índia que estão as mulheres mais optimistas, com 31% a acreditar que vão tornar-se proprietárias de negócios no futuro.

Existem diferentes pontos de vista sobre quais os maiores obstáculos que impedem as mulheres de iniciarem um negócio próprio. A dificuldade de financiamento é um dos maiores obstáculos: cerca de 25% das mulheres portuguesas empreendedoras considera que encontrar financiamento é a fase mais difícil ao começar.

O “Own Business Study” revela ainda que 49% das proprietárias de negócios próprios têm menos de 45 anos, e 51% têm mais de 45 anos. Em Portugal, 65% das mulheres empreendedoras tem menos de 45 anos, sendo que 35% apresenta uma idade superior a 45.

Por outro lado, 65% das proprietárias de negócios próprios garante que é possível conciliar ser mãe com ser empreendedora. Em Portugal a percentagem é um pouco mais baixa do que a média, uma vez que pouco mais de metade (56%) revela ter filhos.

E maioria das mulheres (88%) acredita que tornar-se empreendedora foi uma decisão acertada. Em Portugal a percentagem é um pouco mais baixa com, 82% das inquiridas a afirmar que voltariam a abrir o seu negócio.

A importância do digital

Outra conclusão do estudo da Metro é que a maioria das empreendedoras (79%) defende que as ferramentas digitais são essenciais para gerir de forma bem sucedida um negócio independente diariamente. 82% considera ainda que as ferramentas digitais são importantes para a comercialização dos seus produtos e serviços e 83% pensa que as ferramentas digitais podem ajudá-las a poupar tempo. Contudo, apenas 38% tem um website, enquanto que 47% utiliza as redes sociais para os seus negócios.

Em Portugal, 85% das mulheres empreendedoras considera as ferramentas digitais essenciais para gerir o seu negócio diariamente, encontrando-se acima da média dos 10 países.

 

O estudo “Own Business Study”, que por objectivo proporcionar um melhor entendimento dos negócios próprios em todo o mundo, foi lançado pela primeira vez em 2017. Esta segunda edição do estudo examina com maior detalhe a percepção das mulheres – aquelas que já são proprietárias de um negócio e aquelas que aspiram vir a ter um.

Para este estudo, foram inquiridas 10 mil pessoas em Portugal, República Checa, França, Alemanha, Índia, Itália, Rússia, Espanha, Turquia e Roménia.

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