Oito tipos de perfis empreendedores

Os empreendedores são essenciais para a sociedade e até para as empresas. Actuam na mudança de paradigma e são um importante motor para a economia. Mas nem todos têm o mesmo perfis. E, a cada perfil, estão associadas determinadas características, vantagens e desvantagens.

 

A empresa de Recursos Humanos Adecco Portugal identificou oito tipos de perfis de empreendedores:

O empreendedor visionário
Aquele que se atreve em qualquer sector. Não tem medo do fracasso e por isso está constantemente à procura de novas ideias. Passional e vocacional, também é uma pessoa persuasiva e comunicativa, embora possa parecer instável e inconstante.

O empreendedor por necessidade
Procura novos rumos para poder criar uma mudança profissional, já que geralmente está insatisfeito com a sua actual profissão. Também pode ser alguém que precisa de uma ocupação e, por isso, procura iniciar o seu próprio negócio. Normalmente, é tenaz e constante na procura de um bom plano. Antes de empreender com sucesso, precisa desenvolver a sua personalidade empreendedora.

O empreendedor investidor
Tem capital e decide criar uma empresa. A rentabilidade do seu investimento é o seu objectivo máximo. Tem mais medo do risco e isso pode impedir alguns projectos.

O empreendedor que procura oportunidades
Racional e analítico, pode tornar-se frio e calculista. Apesar disso, geralmente é versátil.

O empreendedor por acaso
A sorte desempenha um papel importante neste tipo de empreendedor. Está no lugar certo na hora certa. Não tem medo de mudanças ou retrocessos, sabe aproveitar para empreender.

O empreendedor especialista
Aproveita os erros dos outros para encontrar uma oportunidade para o seu negócio. Pode não ter uma óptima ideia, mas sabe aproveitar as lacunas nas outras ideias. Como especialista numa área, geralmente precisa de apoio de outras.

O empreendedor persuasivo
Perseverante e constante, tem boas habilidades de comunicação. Geralmente já tem prestígio dentro do seu sector. Acredita muito no seu projecto e em si, o que faz com que os outros também acreditem, no entanto, peca por não se concentrar o suficiente no seu objectivo: a empresa.

O empreendedor intuitivo
Segue os seus impulsos. Tem empatia e geralmente sabe ouvir. A paixão é um dos seus pontos fortes e, portanto, sabe como arriscar.

 

Veja também estas notícias.

 

Ler Mais