Em 2022 não desista: saiba como motivar as pessoas em ambientes de trabalho flexíveis

Um dos grandes desafios que os profissionais de Recursos Humanos enfrentam actualmente é o de conseguir manter ou aumentar a motivação das pessoas num contexto tão volátil como aquele em que vivemos, em que as directrizes para o trabalho remoto ou presencial são alteradas frequentemente.

Por José Luis Cabezas, VP Human Resources Iberia, Schneider Electric

Neste sentido, é fundamental contar com uma boa estratégia de Gestão de RH para evitar “quebras” no ambiente de trabalho e no sentimento de pertença dos colaboradores.

Flexibilidade, o alicerce no qual tudo assenta

Ao longo dos últimos dois anos, ficou claro que as empresas com culturas, processos e estruturas mais ágeis são as mais resilientes e as que obtêm melhores resultados. Como é que isto se consegue?

Por exemplo: muitas pessoas querem manter, em qualquer regime, os mesmos benefícios de flexibilidade horária que o teletrabalho lhes oferece. O Fórum Económico Mundial assinala que 98% dos profissionais quer ter a opção de trabalhar a partir de casa pelo menos alguns dias por semana até ao fim da sua carreira. Para além disso, as pessoas querem poder escolher entre o teletrabalho a tempo inteiro ou uma combinação de trabalho remoto e presencial. Os modelos de trabalho híbrido estão a começar a prevalecer nas empresas.

Contudo, a flexibilidade vai muito além do teletrabalho: trata-se de inovar na forma como se fazem as coisas e criar uma cultura baseada na confiança. Criar programas com várias medidas para flexibilizar os dias de trabalho – desde a compra de dias de férias adicionais à possibilidade de pedir alguns meses de licença sabática, ou trocar um feriado por um dia de trabalho (ou vice-versa) – permite dar resposta às necessidades de cada pessoa. Generalizar não é, definitivamente, a resposta certa; é preciso encontrar um leque de soluções que sejam convenientes a todos e a cada um.

Para além disso, e para que tudo flua, os escritórios devem ter as condições adequadas ao momento que vivemos, como espaços preparados para co-work, brainstormings, etc… Sem esquecer, é claro, a importância de continuar a monitorizar diariamente a densidade de ocupação dos espaços para garantir a segurança de todos.

Liderar à distância: sim, é possível

O papel dos líderes é fundamental para desenvolver e motivar o talento. Os líderes do presente devem ser pioneiros na promoção da inovação, estar próximos das pessoas, privilegiar a transparência e desafiar as suas equipas, bem como estar dispostos a serem desafiados por elas. É importante que sejam capazes de transmitir a cultura da empresa de forma rápida e eficaz e de dar feedback às suas equipas, pois são quem as conhece melhor. O primeiro objectivo de um manager deve ser o de desenvolver a sua equipa e ser um elemento facilitador.

Capacitar o talento

Por fim, é importante continuar a promover a cultura da diversidade, mesmo no ambiente complexo em que vivemos. É importante fomentar uma cultura de colaboração com foco nas equipas, impulsionando-as para que deem o melhor de si à empresa, e criando um ambiente seguro onde a confiança é uma base sólida e inegável, para que cada pessoa possa ser quem é e contribuir com o melhor que tem.

Transformou-se, também, a gestão das carreiras. Há uns anos, para poder mudar de cargo as pessoas dependiam do seu director, do departamento de Recursos Humanos, etc. Hoje, existem plataformas digitais onde cada pessoa pode procurar a sua futura função com o apoio de um hiring manager. Esta é uma forma de capacitar os colaboradores, convidando-os a assumir a responsabilidade do seu próprio desenvolvimento, sobretudo em grandes empresas com muitas oportunidades de crescimento. Estas plataformas permitem que as pessoas passem por diferentes funções e aprendam com profissionais de todo o mundo, o que ajuda a construir carreiras enriquecedoras e de alto nível.

No fundo, todas estas tendências que aponto para 2022 partilham um mesmo objectivo: manter e melhorar o compromisso das pessoas para com a sua organização num momento de grande incerteza e insegurança. Vivemos num contexto muito único, que torna a inovação, a adaptação e o envolvimento das empresas e dos seus líderes mais necessários do que nunca. O momento de fazer esta mudança de cultura e mentalidade é… agora mesmo.

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