Bosch reforça investimento em inovação e vai contratar

A empresa assinou novas parcerias de inovação com a Universidade do Minho (UMinho) e a Universidade do Porto (U.Porto). Os projectos têm como foco o desenvolvimento de soluções nas áreas da mobilidade, cidades inteligentes e seguras e indústria conectada, estando previsto um investimento total de mais de 50 milhões de euros até 2022 e a contratação de cerca de 300 pessoas pela Bosch e as universidades.

 

«A unidade da Bosch em Braga e a UMinho foram pioneiras na aproximação entre a indústria e a academia em Portugal. Ao iniciarem, em 2013, aquela que seria a maior parceria de inovação no país, estavam a criar um modelo mutuamente benéfico visto como um exemplo a seguir», destaca-se em comunicado.

Desde então, cerca de 75 milhões de euros foram investidos na criação de soluções para a mobilidade e indústria conectada, criando conhecimento crítico que contribui, activamente, para o aumento da competitividade de Portugal no mercado global.

Com o sucesso das duas primeiras fases, que levou ao desenvolvimento de inovações na área do interface homem-máquina, formalizou-se a terceira fase, que representa um investimento de 35 milhões de euros e a contratação de cerca de 60 novos colaboradores para a Bosch e 70 investigadores para a UMinho.

Até 2022, as equipas da Bosch e da UMinho estarão focadas no desenvolvimento de tecnologia essenciais para que o veículo seja capaz de detetar o ambiente circundante e tomar decisões com base em inteligência artificial e sensores.

A Bosch assinou também uma nova parceria com a Universidade do Porto. Os parceiros propõem-se a responder e antecipar os desafios que se colocam às sociedades urbanas modernas, desenvolvendo um ecossistema IoT (Internet of Things) para cidades seguras.

O projecto “Safe Cities” representa um investimento de 16 milhões de euros e a integração de cerca de 30 novos colaboradores na unidade da Bosch em Ovar e mais de 85 investigadores na Universidade do Porto.

 

Veja também estas notícias.

Ler Mais