Apenas um terço das empresas aposta no digital
Apenas um terço das empresas globais possui um programa de “transformação digital” em curso, segundo o estudo “Digital Transformation: A Roadmap for Billion-Dollar Organizations” da Capgemini Consulting, a marca de Consultoria em Estratégia Global e Transformação do Grupo Capgemini, em parceria com o MIT Center for Digital Business.
A transformação digital traduz-se na utilização de tecnologias para melhorar o desempenho ou a abrangência dos negócios. As soluções neste âmbito, segundo o estudo, aumentam a produtividade e a eficiência, a melhoria na experiência dos clientes e a forma como as pessoas interagem e colaboram entre si nas organizações.
«Independentemente de se recorrer a tecnologia inovadora ou mais tradicional, a chave do sucesso da “transformação digital” reside na mudança da forma de operar das empresas. Trata-se por isso, e acima de tudo, de um desafio que se coloca à gestão e às pessoas, e não tanto de uma questão tecnológica», explica Andrew McAfee, investigador do MIT.
«Este estudo demonstrou que, apesar de muitas empresas estarem já convencidas do poder que os novos processos de negócio digitais colocam ao seu alcance, o sucesso depende de um programa de transformação coeso, dotado de visão e liderança estratégicas», reforça Didier Bonnet, responsável da Capgemini Consulting e um dos consultores que participou no estudo.
O estudo inquiriu mais de 157 executivos seniores de empresas oriundas de 15 países, que actuam em todo o mundo, e que possuem um volume de vendas anual superior a mil milhões de dólares.
O estudo identificou quatro níveis de maturidade nas organizações no que diz respeito ao uso das tecnologias:
Digital Beginners: Estas empresas estão a fazer muito pouco com os recursos digitais mais avançados, apesar de possuírem bastantes meios tradicionais tais como a Internet, o correio electrónico e/ou os ERP.
Estas empresas podem estar nesta categoria por opção própria, por não estarem cientes das potencialidades das novas tecnologias digitais ou por estarem, só agora, a começar a investir nesta área, sem no entanto terem um verdadeiro processo de implementação da transformação em curso.
Digital Fashionistas: Estas empresas já implementaram algumas ferramentas digitais, apesar de, algumas poderem estar a criar valor e outras não. Estão motivadas para levar a cabo uma mudança apoiada na tecnologia digital, mas não possuem estratégias de “transformação digital” fundamentadas no conhecimento efectivo sobre a forma como se deve proceder. Muitas destas empresas acreditam que devem mover-se rapidamente, para acompanhar o aumento da procura dos recursos digitais, mas não possuem necessariamente uma visão clara sobre a forma como estes elementos podem, colectivamente, criar valor.
Digital Conservatives: Estas empresas compreendem a necessidade de uma visão forte e unificada desta realidade, bem como de actividades de governance, e de acções de motivação interna, que garantam uma gestão prudente destes investimentos. Entendem perfeitamente o caminho que devem seguir e a forma como devem endereçar e vencer os desafios digitais que se lhes colocam. No entanto, nem sempre têm a possibilidade de desenvolver as dinâmicas organizacionais apropriadas para assegurar a implementação de um programa ambicioso. Consequentemente, e porque querem garantir investimentos prudentes, a sua abordagem cautelosa pode fazer com que venham a perder oportunidades valiosas.
Digirati: Estas são as empresas que entendem perfeitamente o valor que a “transformação digital” lhes oferece. Combinam uma forte visão partilhada da transformação, com uma governance cautelosa e níveis de investimento suficientes para assegurar o aproveitamento de todas as novas oportunidades que surjam. Adicionalmente, desenvolveram uma cultura digital capaz de prever mudanças futuras e possuem a capacidade de as implementar com sabedoria, de forma a obterem as respectivas vantagens competitivas.
“Congratulamos a Altitude Software por ter conseguido atingir este nível de excelência no sector das tecnologias” avança Tom Rich, vice-presidente sénior da TSIA. O Programa Support Staff Excelence da TSIA está centrado na melhoria da performance das equipas. “Ao atingir o Estatuto de Centro de Excelência Certificado em Apoio ao Cliente, a Altitude Software mostrou-se capaz de um esforço sustentado para atingir a excelência com equipas competentes e motivadas, com capacidade para reter e garantir a lealdade dos clientes da Altitude”, acrescenta.