Mais de 1528 horas de voluntariado na Sonaecom
41 acções, 633 voluntários e mais de 1528 horas de voluntariado são os números do SMILE – Programa de Intervenção na Comunidade da Sonaecom ao longo deste ano, em que se comemora o Ano Europeu do Voluntariado e Cidadania Activa.
No próximo mês, o SMILE já tem prevista a participação em acções de voluntariado com a Cruz Vermelha, Cais, Hospital de São João, AMI, Comunidade Vida e Paz, Raríssimas, Coração da Cidade, Fundação do GIL, Médicos do Mundo, entre outros.
A participação no SMILE é aberta aos colaboradores de todas as empresas do universo Sonaecom e extensível aos familiares e amigos dos colaboradores, maiores de 12 anos, sempre que a actividade o permita.
O SMILE foi criado, no âmbito da responsabilidade corporativa do grupo Sonaecom, em 2004, como uma equipa de voluntariado. Emm 2008, depois de mais de 2 mil horas de voluntariado e cerca de 400 voluntários, o âmbito foi alargado e a designação passou a ser SMILE – Programa de Intervenção na Comunidade da Sonaecom.
Os números do SMILE desde 2004:
5841 horas de trabalho comunitário;
Mais de 1614 colaboradores envolvidos;
17600 pessoas impactadas;
Parceria com 44 instituições do 3º sector;
1509 horas de formação;
3120m2 de espaços recuperados.
As áreas de intervenção do Smile:
Smile Competências: A área de projectos especiais que relaciona as competências da Sonaecom com as necessidades das instituições, em particular no que se refere às tecnologias de informação, para o combate à info-exclusão.
Smile Intervenção: Através da qual se realizam actividades pontuais, indo ao encontro das necessidades das instituições para resolver problemas concretos, tais como a recuperação ou reorganização de espaços;
Smile Team building: Tem como objectivo o desenvolvimento de competências intra e inter pessoais dos colaboradores e o envolvimento participativo com a comunidade através da promoção de boas práticas;
Smile Causas: Sensibilização dos colaboradores para questões sociais e ambientais. Exemplo das campanhas do Banco Alimentar, campanha de recolha de Natal e recolhas de medula óssea e de sangue.